Enquanto algumas localidades como São Paulo estudam um possível lockdown devido a pandemia do coronavírus, no Distrito Federal o governador Ibaneis Rocha assinou um decreto para o inicio da flexibilização do comércio do DF. A partir de hoje (18) voltam a funcionar lojas que estavam fechadas desde 19 dia abril. A decisão começou a vigorar nos sábado (16), a partir de um decreto de flexibilização do isolamento no DF.
Entre os estabelecimentos que podem voltar a funcionar estão as lojas de roupas, calçados, extintores e os serviços de corte e costura no comércio de rua. Já os Shoppings permanecem fechados.
De acordo com GDF, este decreto não entra em desacordo com o que foi determinado pela Justiça Federal na última sexta (15), que tratava sobre a reabertura gradual do comércio na capital.
O governo compreende que as lojas de rua fazem parte do primeiro bloco de flexibilização do isolamento social que conforme o plano divulgado Justiça Federal engloba atacadistas, varejistas e representantes comerciais.
Ibaneis Rocha lembra também da responsabilidade da população e da importância de evitar aglomerações, além do uso de máscaras. O decreto leva em conta estas atitudes. O governador reforça a não existência de vacinas e remédios contra o coronavírus.
O governador segue e diz que vai continuar tomando decisões de acordo com os dados sobre a doença para não colocar as pessoas em risco nesta volta do comércio do DF. Até ontem (17), no Distrito Federal eram 56 mortes e cerca de 4,1 mil pessoas contaminadas pela Covid-19.
Uso obrigatório de máscaras
Hoje também se torna obrigatório o uso de máscaras e quem desobedecer irá arcar com multa de R$2 mil. Para as empresas, o valor da multa é dobrado indo para R$4 mil. Em caso de reincidência, o valor dobra.
O uso obrigatório de máscaras é determinado:
- Na rua
- Ônibus
- Metrô
- Transporte por aplicativo
Uso facultativo
- Carro particular
- Motocicleta
Fiscalização fica a cargo:
- DF Legal
- Vigilância Sanitária em Saúde (Divisa)
- Secretaria de Mobilidade (Semob)
- Polícia Militar
- Corpo de Bombeiros
Comércios do DF que podem abrir a partir de hoje
Das 11 às 19
- Lojas de Roupas
- Lojas de calçados
- Lojas de extintores
- Serviços de corte e costura
Empresas determinam horário de funcionamento:
- Entregas em domicílio (delivery)
- Pronta-entrega em veículos (drive-thru)
- Retirada de produtos nas lojas
Continua proibido
- Mesas e cadeiras para consumo nos estabelecimentos
- Permanecem em funcionamento
- Farmácias
- Supermercados
- Hortifrutigranjeiros
- Minimercados
- Mercearias
- Açougues
- Peixarias
- Padarias
- Lojas de panificados
- Comércio de produtos naturais e suplementos
- Postos de combustível e lojas de conveniência