O consumidor que incluí CPF na nota fiscal consegue ter acesso a uma série de benefícios. Essas vantagens vão desde o resgate de parte do valor que foi gasto na compra até desconto em impostos estaduais e municipais. O primeiro passo, porém, é fazer o seu cadastro para somar créditos.
Já se tornou comum fazer uma compra e ao passar no caixa ser questionado pelo atendente com a pergunta: CPF na nota?. Mas afinal de contas, o que de fato significa ter o CPF incluso na nota fiscal?.
Algumas pessoas acreditam que esta é uma tática para o governo cobrar mais imposto, mas pode ser a chance de reverter uma parcela do valor que foi gasto em compras.
Quais os benefícios de incluir CPF na nota fiscal?
O consumidor somente terá benefícios reais em incluir o CPF na nota caso haja um programa de recompensa promovido pelo governo do estado, ou pela prefeitura municipal. Isso porque, a cada nova compra são gerados créditos dentro do programa em nome do consumidor.
O primeiro passo é verificar se na sua região há alguma proposta do governo neste sentido. A partir disso, em toda compra feita dentro do estado, ou todo serviço contratado no município, solicite a inscrição do seu número de CPF. Ao somar pontos é possível reverter em:
- Resgate de até 30% do valor que foi gasto por nota fiscal;
- Soma de créditos convertido em bilhete para participação de sorteios;
- Recarga de celular;
- Desconto no pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) ou IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Quais compras geram créditos no CPF?
É preciso identificar quais os tipos de compras que ao inserir o CPF na nota vão gerar recompensas. Funciona assim:
Programa estadual
- Supermercado;
- Farmácia;
- Loja de roupa, calçado e itens em geral;
- Posto de gasolina;
- Restaurantes;
- Cafeteria;
- Sorveteria.
Programa municipal
- Escolas ou cursinhos;
- Academia;
- Lavanderia;
- Restaurantes ou empresas do segmento;
- Oficinas mecânica;
- Encanador.