O saque-aniversário do FGTS está passando por mudanças e o motivo vem sendo motivo de briga do governo federal. Caso o cidadão tenha algum tipo de saldo no Fundo de Garantia, é fundamental que você saiba sobre a novidade que está sendo implementada.
O governo está passando por muitas discussões após a notícia sobre o saque-aniversário do FGTS. Ele vem sendo pauta do governo desde que o governo Lula assumiu. Agora, a mudança pretende fazer com que as pessoas que estão com a modalidade de saque ativa consiga realizar o saque do saldo em conta.
Diferente do que é feito atualmente, o saque-aniversário permite que o cidadão realize o saque de forma anual. Com isto, muitos beneficiários do programa não conseguem realizar o saque parcial do saldo após uma demissão. O ministério do trabalho vem trabalhando para fazer com que este projeto consiga dar progresso.
Um dos motivos que vem sendo apresentado pelo governo é que muitas pessoas não sabiam das condições antes de aceitar a mudança. Ao aderir à modalidade de saque, o cidadão precisa aguardar 48 meses (dois anos) para voltar ao antigo modelo de saque. Com isto, demissões podem ocorrer e o cidadão terá prejuízos.
Portanto, a ideia vem sendo trabalhada para fazer com que as pessoas que optaram pelo saque, mesmo antes do prazo de dois anos, consigam realizar o saque. Caso aprovado, o projeto pode gerar um gasto extra com o programa que pode chegar à R$ 14 bilhões. Confira mais detalhes sobre a mudança abaixo.
FGTS estuda liberar saque-aniversário de forma antecipada
O FGTS está em estudo para conseguir antecipar o saque-aniversário antes do dia de nascimento do beneficiário. Para que isto seja feito, será preciso que um projeito de lei seja feito, aprovado pelo presidente Lula (PT) e enviado ao congresso nacional para votação.
Com a sua aprovação, os cidadãos que estão com o saque-aniversário habilitado poderão realizar a retirada de forma imediata, Porém, com o saque parcial do valor em conta. Desta forma, estes brasileiros poderão ter um suporte financeiro em suas contas de casa.