Consulta do último lote de restituição do IRPF começa em breve; descubra como fazer

Faltam poucos dias para que o último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) seja pago. Ou seja, esta é a última oportunidade de quem enviou a declaração, mas ainda não foi restituído, ser finalmente pago pela Receita Federal. A data para consulta já foi confirmada.

Consulta do último lote de restituição do IRPF começa em breve; descubra como fazer
Consulta do último lote de restituição do IRPF começa em breve; descubra como fazer (Imagem: FDR)

Quem ainda não foi restituído, deposita no último lote de restituição do IRPF a chance de finalmente receber o dinheiro que tanto espera. Já foram outros quatro lotes pagos, em maio, junho, julho e agosto. Desde o governo de Jair Bolsonaro (PL) a restituição que era dividida em sete pagamentos, caiu para cinco.

Encurtando o calendário os contribuintes passaram a receber o dinheiro que têm direito mais cedo, o que é vantajoso para todos. Neste ano, primeiro sob comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no seu terceiro mandato, a declaração foi que recebeu novidades. Como o uso da versão pré-preenchida e da chave PIX.

Quem optou por enviar a declaração pré-preenchida que permitia apenas editar algumas informações e prometia facilitar o processo. Ou, informou a chave PIX do CPF para ser restituído, ganhou prioridade na fila dos lotes. Por isso, devem ser inclusos no último lote de restituição do IRPF aqueles que não têm prioridade.

Além disso, devem encerrar o pagamento os contribuintes que deixaram para enviar a declaração no último dia do prazo, que foi 31 de maio. Ou, que estavam com erros no documento e corrigiram a tempo para que ainda pudessem ser inclusos nos pagamentos regulares da restituição.

Como consultar o último lote de restituição do IRPF?

De acordo com o calendário da Receita Federal, o último lote de restituição do IRPF deve ser pago em 29 de setembro, encerrando o mês. Como de costume, a consulta para saber se foi incluso neste pagamento fica autorizada uma semana antes.

A partir das 10h do dia 22 de setembro fica autorizada a consulta por meio dos seguintes canais:

  • App Meu Imposto de Renda – procure por “Consultar restituição” e informe o ano de envio do documento;
  • Site da Receita Federal – procure por “Imposto de Renda”, depois “Consultar restituição” e “Iniciar”, informe CPF, data de nascimento e ano de envio de documento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com