A Receita Federal acaba de divulgar a data em que fará o depósito de mais um lote de restituição, e quando a consulta fica disponível. Ao todo, são cinco pagamentos para quem está em situação regular com o IRPF 2023 (Imposto de Renda Pessoa Física). E em setembro acontece o último depósito.
Já foram feitos quatro lotes de pagamentos da restituição do IRPF 2023. O primeiro aconteceu em maio, logo no último dia de envio da declaração. No lote inicial foram 4,1 milhões de pessoas beneficiadas, no mês seguinte para o segundo lote foram 5,1 milhões, e no terceiro foram 5,6 milhões de contempladas.
O quarto pagamento que aconteceu em 31 de agosto chamou atenção, foram 6,1 milhões de pessoas beneficiadas, o recorde para este ano até então. Agora, as expectativas estão para o próximo pagamento que acontece em setembro e será o último lote regular de restituição pago neste ano.
Isso significa que podem haver novos pagamentos ao longo do último trimestre de 2023, no entanto serão restituições retroativas. Quer dizer, de quem deveria ter recebido no calendário regular, mas por algum erro no envio do documento, falta de pagamento de taxa, e outros motivos, acabou não sendo contemplado.
Quando isso acontece a restituição só é liberada na conta corrente ou PIX indicados se o contribuinte regularizar sua situação com a Receita Federal. Caso contrário, o dinheiro fica preso no Fisco e não é possível recebê-lo. Para consultar se precisa corrigir alguma informação acesse o canal de onde enviou a declaração e procure por “Malha fina”.
Quando será pago o 5º lote de restituição do IRPF?
Conforme o calendário de restituição do IRPF 2023 divulgado no início do ano, o pagamento do quinto lote está marcado para:
- 5º lote da restituição: 29 de setembro.
O depósito acontece sempre no último dia útil do mês, em setembro será no dia 29. A transferência acontece na conta corrente cadastrada ou no PIX de número de CPF, conforme foi opção do contribuinte.
A consulta para verificar se finalmente será contemplado no último lote ficará disponível a partir do dia 22 de setembro, no site ou aplicativo da Receita Federal. Dessa vez devem ser contemplados aqueles que deixaram para entregar a declaração no fim do prazo.