Existem algumas situações que dão direito aos saques pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O valor sempre vai depender do quanto já está disponível na conta, e da modalidade de resgate que foi solicitada pelo trabalhador. O recebimento é feito sempre pela conta da Caixa Econômica, mas há opção de transferir esse dinheiro para conta pessoal em outro banco.
O trabalhador com carteira assinada tem automaticamente uma conta aberta em seu nome no Fundo de Garantia. Mas, os saques pelo FGTS não acontecem a qualquer tempo, o resgate é permitido quando o cidadão cumpre com as regras que dão direito a uma das modalidades de liberação do valor. Existem pelo menos 14 opções de recebimento do fundo.
Atualmente, as formas mais simples de receber o FGTS sem ter sido dispensado do trabalho são por meio dos: saque aniversário, saque por calamidade, saque para financiamento imobiliário. Nessa última opção, o uso do dinheiro é investido na compra da casa própria ou do pagamento de parte do saldo devedor de um financiamento já existente.
Nessa semana, quem pretende fazer os saques pelo FGTS pode usar as duas primeiras opções mencionadas. Mas é preciso estar atento as regras para cada uma dessas versões de resgate da quantia, sendo que todo o processo de recebimento pode ser feito pelo App FGTS.
Saques pelo FGTS liberados nessa semana
Para quem se interessou em fazer um dos saques pelo FGTS, descubra abaixo quais as condições para receber parte do seu Fundo de Garantia.
Saque-aniversário
- Podem receber aqueles que abrem mão do saque rescisão, tendo acesso a parte do FGTS uma vez ao ano;
- Atualmente estão recebendo os aniversariantes de julho;
- O valor é de 5% a 50% do que há disponível mais uma parcela bônus;
- Quem ainda não aderiu a esse modelo de recebimento tem que fazer a troca até o último dia do mês do seu nascimento para receber no mesmo ano.
Saque-calamidade
- Liberado apenas para quem reside em locais onde foi decretado estado de calamidade pública;
- O máximo que pode ser recebido é de R$ 6.220 por trabalhador;
- Para receber é preciso comprovar que reside no município em que o saque está autorizado, por meio do anexo de comprovante de endereço.