Brasileiro DESEMPREGADO terá direito ao SALÁRIO MÍNIMO sob estas condições

Com o aumento do salário mínimo, ficou evidente a importância de um aumento para a população. Isto porque agrega ainda mais com o objetivo de fortalecer o poder de compra do povo brasileiro. Porém, você sabia que existe a possibilidade de uma pessoa desempregada receber o salário mínimo? Confira abaixo:

INSS divulga lista de motivos que podem suspender seu BPC
Brasileiro DESEMPREGADO terá direito ao SALÁRIO MÍNIMO sob estas condições (Imagem: FDR)

No dia 1º de maio, o presidente Lula (PT) anunciou que o valor do salário mínimo foi ampliado para R$1.320. Com isto, a população ficou bastante entusiasmada devido ao primeiro aumento real em anos no país. O aumento real ocorre quando o reajuste leva em consideração a taxa de inflação e o crescimento do PIB.

Com isto, não só o piso salarial, como uma série de benefícios sociais que utilizam o piso como parâmetro para calcular o seu valor também foram ampliados. Ou seja, o aumento no valor do piso fez com que uma série de outros reajustes fossem aplicados, beneficiando a população de uma forma ampla.

Por exemplo, estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que possuem o seu próprio piso estadual, também tiveram os seus valores ampliados para satisfazer as necessidades apresentadas pela população local. Portanto, o aumento do salário mínimo vem sido feito de maneira democrática pelo país.

Porém, o salário mínimo normalmente é pago aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal e que estão sob regime CLT. Então, como que uma pessoa desempregada por ter acesso ao valor pago? Confira agora as condições para participar do Benefício de Prestação Continuada (BPC):

BPC: Um salário mínimo para ajudar nas contas

O governo federal cede muitos benefícios sociais. Entre eles, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece o suporte para os cidadãos que por motivo de deficiência, seja ela física ou intelectual, que o impeça de fornecer renda à sua família e viver a vida de maneira saudável e viável.

Para este grupo, é pago o valor referente ao salário mínimo em vigência. Ou seja, para os beneficiários do BPC, é depositado mensalmente uma parcela equivalente à R$1.320. Com este valor, os beneficiários buscam suprir para a sua família e garantir uma renda que consiga arcar com as dívidas do dia-a-dia.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.