Aposentados com MAIS de um salário mínimo comemoram novidade do governo

Mais de 38 milhões de pessoas recebem benefícios vindos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De acordo com a própria Previdência Social pelo menos 60% deles têm direito a remunerações equivalente a um salário mínimo, ou seja, ao piso do INSS. O restante pode receber benefícios com quantias superiores chegando até o teto. E a partir de amanhã (1) eles terão novidades.

Aposentados com MAIS de um salário mínimo comemoram novidade do governo
Aposentados com MAIS de um salário mínimo comemoram novidade do governo (Imagem: FDR)

Em maio, aposentados e pensionistas passaram a receber de forma adiantada o 13º salário do INSS. Por lei, esse benefício deve ser pago em agosto e novembro, dividido em duas parcelas. Mas, por determinação do governo federal e seguindo o que já havia sido feito durante os últimos três anos, o pagamento de quem ganha um salário mínimo ou mais será feito em maio e junho.

Primeiro esse público recebe 50% do valor total ao que têm direito, e no calendário do junho que tem início a partir do dia 26 eles finalmente poderão acessar a segunda parcela. Aqueles que recebem quantia maior que o salário mínimo poderão ter descontos do Imposto de Renda no segundo pagamento, caso sejam considerados como contribuintes.

A quantia exata pode ser consultada em “Extrato de pagamentos” disponível no aplicativo Meu INSS. Para o segundo depósito esse documento será liberado alguns dias antes, ainda sem a data exata para ser publicado. O depósito é feito junto com o salário comum, mas contará com um abono adicional referente ao 13º.

13º do INSS para quem ganha mais que o salário mínimo

O pagamento do 13º do INSS acontece em duas etapas, primeiro recebem aqueles cujo benefício é igual ao salário mínimo. Depois de cinco dias que o cronograma tiver iniciado, então aqueles com rendimentos superiores ao piso poderão ser contemplados com o seu benefício previdenciário. A quantia máxima é de R$ 7.507,49.

O cronograma da primeira parcela do 13º começou no dia 25, e já contemplou aposentados e benefícios com número de benefício com final do 1 ao 5. A partir dessa quinta-feira (1), porém, o grupo com direito a um salário maior passa a ser contemplado. 

O calendário termina no dia 7 de junho e até lá todos serão contemplados com o seu benefício previdenciário.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 25/05
2 26/05
3 29/05
4 30/05
5 31/05
6 01/06
7 02/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01/06
2 e 7 02/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com