INESPERADO! Salário mínimo de 2024 tem seu valor divulgado de forma surpreendente

Desde o início deste ano, o governo federal vem aplicando uma série de medidas que possuem o foco de ajudar a grande parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade econômica e social. Entre as medidas, o aumento do salário mínimo foi fundamental. Então, confira a previsão salarial para 2024.

Antônia Fontenelle terá que pagar valor IMPRESSIONANTE para Luccas e Felipe Neto
INESPERADO! Salário mínimo de 2024 tem seu valor divulgado de forma surpreendente (Imagem: FDR)

O salário mínimo possui uma importância enorme na vida do povo brasileiro. Ele precifica o valor que o cidadão que exerce a sua profissão sob regime CLT, sendo um trabalhador formal, deve minimamente receber pelo seu serviço. Com isto, ele tem a importância para dezenas de milhões de brasileiros.

Além disto, o piso salarial também é base para negociação em contratos, sem falar que também serve para ser utilizado como parâmetro de pagamentos referente aos mais diversos benefícios sociais. Entre eles, podemos citar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o abono salarial PIS/PASEP.

Porém, o salário mínimo sofreu um reajuste este ano. Pela primeira vez em anos, o piso salarial recebeu um aumento real. Isto quer dizer que o novo valor colocado à disposição do povo foi maior do que o reajuste aplicado sem utilizar a alíquota da inflação e o PIB do país.

Com isto, o valor do salário mínimo saltou para R$1.320. A população reagiu positivamente com a mudança, mas não tão positivamente quanto a notícia dada pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), que faz parte do Ministério responsável pelo cálculo do salário mínimo; confira abaixo:

O que o relatório de Tebet fala sobre o Salário Mínimo?

De acordo com os cálculos orçamentários apresentados pela Ministra Simone Tebet (MDB), a população brasileira deve ficar bastante entusiasmada para a chegada do ano que vem. Isto porque o valor do salário mínimo está previsto para aumentar novamente; desta vez, no dia 1º de janeiro de 2024. 

O aumento colocaria o valor do salário em R$1.389, com um aumento de 5,2%. Este valor ainda não é batido, podendo, ainda, ser alterado ao decorrer do ano. O cálculo é feito com base em uma previsão monetária do país. Ou seja, é preciso verificar se as previsões serão corretas; em caso positivo, é possível que o valor do salário mínimo seja o citado acima.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].