Com a expectativa de receber um valor extra ainda nesse mês, quem fez a consulta da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) pode na verdade ter se decepcionado. Em 2023 serão feitos cinco lotes de pagamentos, com depósitos marcados sempre para o último dia útil do mês. O crédito será repassado na conta ou chave PIX cadastradas ao enviar o documento.
Dois pontos podem ter decepcionado quem fez a consulta da restituição do IRPF. O primeiro é não ter sido incluso nesse primeiro lote que vai contemplar mais de 4 milhões de pessoas, com um pagamento histórico que chega a R$ 7,5 bilhões. E o outro ponto é ter percebido que o valor está abaixo do que era esperado, ou seja, menor do que o contribuinte gostaria de receber.
Mas é preciso entender algumas regras para justamente não se decepcionar. Existem alguns grupos prioritários para o recebimento da restituição, são eles: idosos acima de 80 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência; quem tem a maior fonte de renda vinda do magistério. Pelo menos 95% dos contemplados no primeiro lote são prioritários.
Depois deles, também receberão preferência os que enviaram o documento até 10 de maio, quem escolheu a versão pré-preenchida da declaração ou cadastrou o PIX para restituição. Para a Receita Federal essas eram as regras para conseguir receber primeiro. Mas, mesmo que tenha cumprido essas regras não é garantia de ao consultar a restituição do IRPF ter sido contemplado em maio.
Sobre o valor de pagamento que pode decepcionar é importante dizer que a quantia vai depender do patrimônio declarado, e dos gastos dedutíveis. Além da versão de declaração enviada, se foi a completa ou a simplificada. Nem sempre o valor liberado é grande, comparado ao que será pago de imposto.
Como consultar a restituição do IRPF
O processo para consultar a restituição do IRPF pode acontecer no site da Receita Federal ou no Aplicativo Meu Imposto de Renda. A consulta é liberada sempre uma semana antes da data de depósito.
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Agora, selecione “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF, data de nascimento e ano de exercício;
- Confirme o código de verificação;
- Tenha acesso as informações.