O Brasil é um país em que nem todos aqueles que exercem a sua profissão possuem a sua carteira de trabalho assinada. Porém, aos cidadãos que trabalham em regime CLT, o governo federal promove uma forma de bonificação pelo serviço prestado. Acompanhe agora como receber o abono salarial do PIS/PASEP.
O PIS/PASEP é uma forma que o governo federal possui de fomentar o contato entre o governo, o empregador e também o empregado. Isto se dá por meio de um abono salarial que é feito aos trabalhadores que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada e está inscrito no programa há cinco anos.
Desta forma, os trabalhadores que recebem o PIS/PASEP, por vezes, nem sabem que o PIS é diferente do PASEP. Além da demanda de funcionários, até mesmo o órgão emissor dos pagamentos também diverge de um para o outro. Confira agora mais informações sobre o PIS/PASEP.
Como funciona o abono salarial PIS/PASEP?
O Programa de Integração Social (PIS) é feito para a maior parte dos brasileiros que possuem a carteira assinada. Isto porque este abono é pago aos funcionários da área privada. Ou seja, aqueles que são contratados por empresas diversas recebem esta bonificação da Caixa Econômica Federal.
Já no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), a demanda de pagamentos é feita aos funcionários públicos e que exercem algum tipo de cargo estatal. A quantidade de pessoas que recebe o benefício é menor e o pagamento é feito pelo Banco do Brasil.
Vale salientar que ambos seguem calendários distintos um do outro. Ou seja, o calendário de pagamento do PIS é feito de uma maneira e por um banco, enquanto o pagamento do PASEP é feito de outra maneira e também por uma outra instituição financeira.
Como obter o PIS/PASEP retroativo e com um novo valor?
Agora, com o aumento no valor do salário mínimo, alguns benefícios, como é o caso do PIS/PASEP, sofreram reajustes em seu valor. Isto porque utilizam o valor do salário mínimo como base, afetando a entrega do capital para o cidadão. Com isto, o valor do abono subiu para R$1.320.
Com isso, agora os cidadãos que ainda não sacaram os benefícios do PIS/PASEP de 2021 podem entrar em contato com Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil para conseguirem obter o acesso para sacar o seu benefício.