MAIS EMPREGO! Programa anuncia a contratação de JOVENS de baixa renda

Com o objetivo de viabilizar mais empregos com foco na contratação de jovens de baixa renda, a Prefeitura de São Paulo (SP) lançou o programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. As inscrições foram abertas, disponibilizando 108 vagas na capital paulista. 

MAIS EMPREGO! Programa anuncia a contratação de JOVENS de baixa renda
MAIS EMPREGO! Programa anuncia a contratação de JOVENS de baixa renda. (Imagem: FDR)

O programa de geração de emprego para jovens de baixa renda é uma combinação de conhecimentos sobre os direitos humanos e cidadania, tecnologia, bem como a introdução ao mercado de trabalho. As mais de 100 vagas estão disponíveis para cidadãos paulistas na faixa etária de 16 a 20 anos de idade. 

A medida é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, junto à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

A viabilização do programa Bolsa Trabalho ocorre por meio da oferta de um auxílio mensal no valor de R$ 673,79 para os participantes. Os jovens de baixa renda terão acesso a este valor durante todo o semestre de duração do curso, desde que compareçam em, pelo menos, 85% das atividades. 

As aulas serão ministradas nos Laboratórios de Fabricação Digital da Rede Pública (FAB LAB Livre SP) e em outros locais públicos em várias regiões da capital paulista. É importante destacar que as inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do link disponibilizado pelo programa. 

Como os jovens de baixa renda podem se inscrever?

Embora a base técnica do programa esteja relacionada aos direitos das juventudes, respeito à diversidade, direitos humanos e cidadania ativa, o programa Bolsa Trabalho também fomenta visitas a equipamentos sociais e culturais de São Paulo. O intuito é instigar nos jovens, um sentimento de pertencimento à cidade. 

É importante explicar que, algumas vagas serão reservadas exclusivamente para jovens que estejam no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE/MA), bem como a Liberdade Assistida (LA) da Fundação Casa. 

Além do mais, o programa incentiva a participação de jovens imigrantes, indígenas, LGBTI+ e pessoas com deficiência. Desde o primeiro lançamento do Bolsa Trabalhador, a medida já foi capaz de capacitar mais de mil jovens na cidade de São Paulo. 

Os requisitos para se inscrever no programa incluem:

  • Ter entre 16 e 20 anos,;
  • Ser residente da cidade de São Paulo há pelo menos dois anos;
  • Estar matriculado na escola ou ter concluído o ensino médio;
  • Estar desempregado por no mínimo seis meses e não receber seguro-desemprego;
  • Pertencer a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo. 

As inscrições podem ser realizadas por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWUjiYptUQlUm4A1_WtnhsL4BcXQmvp8APVfX6j3e40_k_Xw/viewform.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.