Entre os benefícios cedidos aos trabalhadores que exercem a sua profissão em regime CLT, ou com a carteira de trabalho assinada, o pagamento dos abonos salariais PIS/PASEP surgem como uma das principais opções. Entretanto, o calendário de pagamentos vem causando dúvidas na população; acompanhe.
Existem benefícios que o governo federal cede aos trabalhadores formais. Todos aqueles que exercem alguma profissão com a sua carteira de trabalho assinada gozam de auxílios como o seguro-desemprego, direito à férias remuneradas uma vez ao ano e também ao pagamento deste abono salarial, conhecido como PIS.
O Programa de Integração Social (PIS) nada mais é do que uma forma do governo federal aproximar e mediar a relação entre governo, empregador e empregado. O intuito do programa é exatamente esse, fortalecer os laços entre os participantes desta corrente e fomentar a relação entre os atores.
Muitas pessoas nem sabem que o PIS é diferente do PASEP, pelo menos na prática. Na teoria, os dois possuem o mesmo motivo de existir e tem seus ideais semelhantes. Acontece que o PIS/PASEP possuem diferenças, como por exemplo a demanda de pagamento e o órgão emissor destas quitações milionárias.
Diferenças entre PIS/PASEP
O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o seu próprio nome diz, é responsável pelo pagamento aos membros do setor público, como servidores, por exemplo. Ele é gerenciado pelo Banco do Brasil, que faz o seu próprio calendário de pagamento, que deve ser seguido à risca.
Já o Programa de Integração Social (PIS) é responsável pela maior parte dos pagamentos, pois engloba todos aqueles que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada. Diferente do PASEP, o PIS é responsabilidade financeira da Caixa Econômica Federal, que vem sendo alvo de críticas.
Quando será feito o pagamento?
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho, é possível verificar quando o seu abono salarial será feito. Porém, vale ressaltar que os pagamentos para aqueles que nasceram entre janeiro e junho já foram feitos. Agora, o próximo pagamento agendado é para os que nasceram em julho ou agosto, no dia 15/05.
Uma outra forma de verificar a data de pagamento é verificando no site oficial da Caixa Econômica Federal, que você pode acessar clicando aqui. Além disto, o número 158, referente ao programa Alô Trabalhador, segue disponível para a retirada de dúvidas como, por exemplo, o calendário das datas.