Banco Central comemora o sucesso do período de testes do PIX

Desde o dia 3 de novembro, um número reduzido de clientes está tendo acesso ao sistema Pix de forma adiantada. Essa etapa servirá como teste para o lançamento oficial em 16 de novembro deste ano. O diretor do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello, alegou que este período tem sido um sucesso.

Período de testes do PIX tem sido avaliado como positivo pelo Banco Central
Período de testes do PIX tem sido avaliado como positivo pelo Banco Central (Imagem: Markus Winkler/Unsplash)

A declaração ocorreu no último dia 9, em um webinar organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Apesar de buscar evitar possíveis problemas, o diretor acredita que estes acontecerão de forma pontual.

O sistema Pix registrou mais de 57 mil transações somente na última sexta-feira (6). Pelo final de semana, o número indicado foi de 19,5 mil transações, com a quantia de R$ 4,2 milhões.

Por conta de o Pix ainda ser uma novidade para a população, ele entende ser compreensível o receio no início.

Apesar disso, essa cautela tende a diminuir. Mello alega que os procedimentos de segurança são iguais aos apresentados pelos outras formas de pagamento.

Alguns fatores de segurança permitirão mais confiança. O primeiro ponto indicado foi que o Pix tem cocriação com o mercado, de forma a evitar fraudes.

Os processos, em geral, serão por algum aparelho eletrônico, que apresenta ferramentas de segurança, como a identificação biométrica.

Apesar dos grandes diferenciais do novo sistema de pagamento, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, acredita que o impacto não será tão grande. Segundo ele, por volta de 60% das contas transacionais não cobram tarifas.

A outra parcela de 40% também não apresenta cobrança em parte significativa. Por isso, “não é o Pix que vai fazer com que haja uma grande perda de receita bancária”, afirma.

 

Funcionamento reduzido no período de teste

O Banco Central está disponibilizando o sistema de pagamento para uma quantidade restrita de pessoas até o dia 15 de novembro. Além disso, o horário de funcionamento será reduzido.

De forma geral, o funcionamento acontece das 9h às 22h. No dia 12, quinta-feira, funcionará das 9h às 24h. Já neste dia 13, sexta-feira (13), estará disponível das 0h às 22h. A partir do dia 16, o Pix estará disponível 24 horas por dia, para todos os clientes, em geral.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA