PIX começa a operar hoje (3) com horário e volume limitado; confira os detalhes

Nesta terça-feira (3), o Pix irá começar a funcionar com algumas limitações, como por exemplo restrições de volume e horário para uso da ferramenta. Essas limitações vão até o dia 16 de novembro. Após o período de testes, os usuários vão poder fazer pagamentos e transações instantâneas 24 horas por dia e em todos os dias do ano, incluindo feriados e fim de semanas.

PIX começa a operar hoje (3) com horário e volume limitado; confira os detalhes
PIX começa a operar hoje (3) com horário e volume limitado; confira os detalhes (Imagem: Divulgação/Banco Central)

No período de “operação restrita”, os volumes das operações, horários e até mesmo de clientes que poderão usar a plataforma. Assim, as instituições financeiras que vão escolher os usuários que podem fazer transações pela ferramenta.

Apesar dessas restrições serem temporárias, as transações serão reais no período de testes.

A partir do dia 16 de novembro, o Pix começará a operar para todo mundo às 9h e funcionar 24 horas por dia.

Entre os dias 3 e 8 de novembro, as restrições de volumes afetarão quase a totalidade dos clientes. Somente de 1% a 5% da base de clientes vão poder utilizar. porém haverá um crescimento gradual no volume do dia 9 ao dia 15.

Algumas vantagens do Pix:

  • Transferências instantâneas 

Antes do lançamento do Pix, não há a possibilidade de realizar transações bancárias fora do horário comercial, nos fins de semana ou durante os feriados. Uma TED entre bancos diferentes, por exemplo, normalmente é compensada em um dia e, se efetuada em um fim de semana ou feriado, apenas no próximo dia útil.

Mas, com o Pix as transações serão feitas em tempo real, 24 horas por dia e em todos os dias do ano.

  • Custo praticamente gratuito nas transações

Com a ferramenta será possível que o pagamento ou transferência saia direto da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, seja ele uma pessoa física ou um estabelecimento, sem a necessidade de intermediários.

Por conta disso, a transação é mais rápida, de até 10 segundos, e também praticamente zera os custos. 

A ferramenta também vai efetuar pagamentos através de QR Codes de estabelecimentos ou de contas específicas já com valores pré-determinados.

  • Transações mais práticas

Ao invés de informar nome, CPF, agência e número da conta cada vez que for efetuar uma transferência, com o sistema é possível informar somente a chave cadastrada, que pode ser um e-mail, o CPF, um número de celular ou uma chave aleatória.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!