É evidente que o Brasil, predominantemente em áreas serranas, existe uma certa dificuldade em lidar com fortes chuvas. Relatos são feitos de todas as regiões do país, tornando isso uma questão de âmbito nacional. Por isso, esta prefeitura está dando suporte financeiro para fornecer moradia aos mais afetados pelas chuvas.
A chuva não deveria ser tratada como um problema, e sim como uma solução para inúmeros problemas. O país tem a sorte de ser extremamente beneficiado por suas águas de rio e o nível de chuvas em grande parte do território nacional. Porém, obras de contenção e proteção de moradia são escassas no país.
Olhando deste aspecto, conseguimos lembrar de inúmeros episódios trágicos ocorridos decorrente de fortes chuvas e inundações. Além do problema ambiental que isto causa, provocando danos, por vezes, irreparáveis, existe o problema social e habitacional, pois onde a chuva passa, ela leva tudo à sua frente.
No começo do ano passado, em fevereiro, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, sofreu com a chuva mais forte já vista na cidade, onde foram registrados 534,4 milímetros de chuva em aproximadamente 24 horas. Para comparação, a capital do estado tem uma média mensal de 180 milímetros de chuva.
Esta tragédia levou 233 pessoas à óbito e mais de 1.100 pessoas foram desabrigadas pelas fortes chuvas. Retornamos ao período chuvoso no país e a prefeitura de Petrópolis decidiu por investir em habitação e evitar que a população do município passe por algo similar ao ocorrido em 2022.
Aluguel Social: projeto visa moradia à preço acessível
De início, o projeto foi criado logo após as tragédias ocorridas na cidade histórica, no ano passado. Agora, a prefeitura do município já começou a mapear as famílias que terão o benefício concedido e convocá-los para comparecer na Secretaria de Assistência Social da cidade de Petrópolis.
Em fala, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), falou sobre o projeto. Acompanhe trecho:
“Concedemos mais de 4 mil alugueis sociais em tempo recorde, oferecendo um lugar seguro para as famílias morarem e buscarem outra alternativa. Todo este processo foi feito com a maior transparência possível. Por isso, iniciamos um novo processo de revalidação.”
Já o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, fez a convocação daqueles que foram citados nos portais e também aqueles que estão com contratos, relacionados ao Aluguel Social, atrasados. Veja fala do secretário e procure seguir as recomendações.
“É importante que as pessoas confiram se o nome delas está nas listas. Neste primeiro momento, estão sendo chamadas, em média, 25 pessoas por dia. Esse chamamento já faz parte do programa do aluguel social. Todo ano precisa ser feito. Quem está com contrato vencido deve comparecer mesmo se não estiver na lista. Esses só precisam levar o contrato com firma reconhecida. Eles devem ir qualquer dia da semana, entre 9h e 16h.”
Verifique se o seu nome foi convocado clicando aqui. O período de comparecimento ao setor de Assistência Social vai do dia 07/03 até 28/04. Em período de chuvas, o ideal é se proteger, visar a sua vida e buscar o suporte do poder público.