Perdeu seu cartão do SUS? Saiba como recuperar o documento pela internet

A importância do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou ainda mais latente para o brasileiro após a pandemia da Covid-19. Gratuito e universal, o SUS tem como pré-requisito para o atendimento apenas ser cadastrado no banco de dados do sistema.

Assim, é para isso que existe o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – mais conhecido como cartão do SUS -, que serve para identificar o usuário. O registro contém informações dos indivíduos, como dados pessoais, contatos e outras documentações.

Hoje em dia, o número de identificação do CNS está inserido nos sistemas informatizados de saúde para acelerar a busca das informações relacionadas aos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde.

Dessa forma, o cartão do SUS é uma ferramenta que possibilita a criação do histórico de atendimento do cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos nos serviços nacionais de saúde pública, sendo eles, os sistemas de atenção básica, hospitalar e de entrega de medicamentos.

Segundo o portal do governo federal, o objetivo do cadastro único do SUS através do CNS é garantir a cidadania, coordenando as informações para humanizar o atendimento e padronizar os procedimentos no intuito de democratizar o uso dos recursos públicos.

Como obter o número do cartão do SUS?

Para obter um cartão do SUS, é necessário fazer um pré-cadastro no Portal Saúde do Cidadão. Uma vez disponibilizadas as informações do usuário, a plataforma irá gerar um protocolo de atendimento que deverá ser entregue em uma unidade de atendimento para que os dados sejam validados e, por fim, o CNS seja impresso.

Após a emissão do cartão, o cidadão fica com suas informações integradas em todos os sistemas tendo o número do CNS como chave integradora. Por isso, se torna possível identificar o usuário – e todos os seus contatos com o SUS – acompanhando a sua evolução e planejando a melhor forma para prestar a atenção individual e foco no planejamento das ações de saúde.

Vale lembrar que caso o usuário não esteja em posse do CNS ou o perca, o seu número de identificação também pode ser encontrado através de outros meios como o aplicativo ConecteSUS, que se encontra disponível atualmente para dispositivos Android e iOS.