Vitória de Lula nas urnas pode ser positiva para o FIES e PROUNI, expectativa é de que os programas sofram algumas mudanças. Lula foi o único candidato, em comparação à Bolsonaro, a defender publicamente os programas de ingresso no ensino superior.
A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas no final de outubro pode ser muito boa para o ensino superior. Afinal, em sua gestão anterior ele ampliou programas como o FIES e PROUNI, a expectativa é que agora ele faça mudanças nesses dois programas.
Vale lembrar que o candidato petista se posicionou abertamente a favor dos programas.
“Entre os dois candidatos, o do PT foi o que se posicionou publicamente a favor do Fies e Prouni. Portanto, saudamos com alegria a sua vitória para aumentar a oferta de instrumentos que dão mais acesso aos alunos carentes”, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Celso Niskier.
FIES e PROUNI no Governo Lula
Ainda segundo o presidente da Abmes, uma das mudanças viáveis é tornar o Fies tripartite.
Ou seja, fazer com que o valor das mensalidades seja dividido entre o aluno usuário do financiamento, a instituição e o governo.
Para o Prouni, a associação apresentou a proposta de retomada do ProES, nele as instituições particulares concederão as bolsas de estudos em troca de redução de dívidas; isso poderá aumentar bastante a oferta de bolsas de estudos.
Governo Lula e educação
Um dos grandes desafios da gestão do novo presidente é a educação, já que o MEC está sob investigação e será necessário reorganizar a pasta.
Uma equipe de transição foi montada e conta com um ex-ministro, Henrique Paim, e outros nomes que já possuem experiência no Ministério da Educação. Será necessário aguardar a posse do presidente para conferir as mudanças feitas por ele e sua equipe.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.