Aprovação do horário de verão reduz a jornada trabalhista da população? Entenda

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda nem assumiu o cargo e já tem sido bombardeado de pedidos. Um deles é o retorno do horário de verão, motivo pelo qual decidiu realizar uma enquete nas redes sociais.

Na publicação online ele questionou: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?” O tema divide opiniões entre quem ama e quem odeia. Mas o placar foi discrepante, 68% aprovaram a volta e 32% se manifestaram contra.

Na prática, o horário de verão adianta o tempo em uma hora, com base no horário de Brasília. Ou seja, quando o relógio bate 00h, na verdade, passa a ser 01h. Este pequeno pulo no futuro dá ao trabalhador, a sensação de que perderá o período equivalente na jornada de trabalho.

A ilusão é de que o horário de verão reduz a jornada de trabalho em uma hora. Mas considerando que, no caso do trabalhador formal com horário de entrada e saída, não muda nada, ele continua cumprindo a carga horária normalmente. O que pode acontecer é o trabalhador ser prejudicado por uma hora a menos de descanso

Estados afetados pela volta do horário de verão

Veja em quais estados o horário de verão pode ser novamente implementado: 

  • Rio de Janeiro; 
  • São Paulo;
  • Minas Gerais; 
  • Rio Grande do Sul; 
  • Santa Catarina;
  • Paraná;
  • Espírito Santo; 
  • Goiás;
  • Mato Grosso; 
  • Mato Grosso do Sul;  
  • Distrito Federal.

Em 25 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto revogando o horário de verão no Brasil. A justificativa é de que a medida seria capaz de promover a economia de energia no país, além da possibilidade de causar desgastes na saúde da população com a alteração. 

O Ministério de Minas e Energia completou alegando que, em virtude da mudança nos hábitos de vida dos brasileiros, o horário de maior consumo de energia passou do período da noite para o meio da tarde

Nem todos as unidades federativas aderiram ao horário de verão enquanto ele estava vigente. Os estados das regiões Norte e Nordeste, por exemplo, não passaram por essa mudança. 

Acreditava-se que o horário de verão era mais eficaz em regiões mais distantes da linha do Equador. Em resumo, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, considerando a maior diferença na luminosidade durante o dia entre as estações de verão e inverno.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.