Na semana passada, o Banco Central divulgou o ranking de reclamações de bancos do terceiro trimestre. No levantamento, o BTG Pactual, em conjunto com o Banco Pan, aparece na pior colocação entre as 15 maiores instituições financeiras. Já na melhor posição, está o banco digital Nubank.
Para realizar o ranking, o Banco Central leva em conta o volume total de relações que foram consideradas procedentes. Depois disso, a autoridade monetária dividiu o valor total pelo total de clientes de cada banco, como o Nubank, e multiplicou por um milhão.
Diante desse cálculo, a pontuação de queixas do BTG Pactual, em conjunto com o Banco Pan, foi de 76,14 pontos. Essa instituição financeira teve 1.559 reclamações consideradas procedentes no trimestre.
Na outra ponta, o Nubank teve uma pontuação de reclamações de 9,76 pontos. As queixas consideradas procedentes do banco digital chegaram a 633.
Do pior para o melhor, o ranking de reclamações do Banco Central, relativo ao terceiro trimestre, ficou dessa forma:
- BTG Pactual/Banco Pan: 76,14 pontos
- C6 Bank: 50,18 pontos
- BMG: 46,87 pontos
- Banco Inter: 36,81 pontos
- Santander: 28,54 pontos
- Bradesco: 25,18 pontos
- Mercado Crédito: 22,21 pontos
- Votorantim: 20,82 pontos
- PagBank – PagSeguro: 19,73 pontos
- Original: 17,35 pontos
- Caixa Econômica Federal: 17,19 pontos
- Neon: 15,59 pontos
- Itaú: 14,40 pontos
- Banco do Brasil: 12,64 pontos
- Nubank: 9,76 pontos
Nubank é o melhor grande banco em ranking de reclamações
Em nota, o Nubank informa que tem a missão de “lutar contra a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro”.
O banco digital alega que isso acontece por meio da criação de “produtos fáceis de usar” e pela oferta de “um atendimento humano e eficiente sempre que nossos clientes precisam de alguma assistência”.
“Ser o melhor colocado neste levantamento importa muito para nós, pois mostra que estamos no caminho certo, e que nosso atendimento consegue resolver os problemas dos clientes de forma satisfatória”, complementa.
O Nubank ainda destaca que, no mesmo relatório, foi informado que a fintech passou a ser a quinta maior instituição financeira do país em número de clientes. Segundo dados do Banco Central, o banco digital conta com aproximadamente 64,8 milhões de clientes somente no Brasil.
Já ao levar em conta os clientes do Brasil, México e Colômbia, o Nubank tem mais de 70 milhões de clientes.
“Em todos os países em que atuamos, nosso foco continua o mesmo: simplificar a vida das pessoas com produtos fáceis de usar, seguros e sem burocracia”, finaliza.