Mais de R$ 1 milhão foram investidos em propaganda política no Google entre 17 de novembro de 2021 até 17 de julho de 2022. Ao todo, foram 1.994 anúncios realizados por partidos políticos, pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com uma plataforma do Google, R$ 1,385 milhão foram investidos em propaganda política. O site Brasil Paralelo foi o que mais investiu em anúncios. Foram R$ 410 mil investidos em publicações políticas, o que representa 30%.
Em nota, o Brasil Paralelo disse que o Google classificou “erroneamente” as suas ações de mídia como anúncios políticos. Diante disso, buscou a plataforma para solicitar a correção das informações.
O Google começou a exibir quanto ganha com anúncios políticos em junho deste ano. A decisão aconteceu após um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Os dados são divulgados no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.
A plataforma considera anúncios políticos aqueles que fazem referência a um partido político, um funcionário público eleito ou candidato. O relatório considera os anúncios contratados para aparecer na página de buscas, no YouTube e em uma rede de sites parceiros da empresa.
Lista de anunciantes políticos do Google Brasil
A plataforma listou os principais anunciantes que inclui partidos políticos e pessoas físicas. Veja abaixo o ranking de anúncio político e o valor investido durante os últimos oito meses:
1º – Brasil Paralelo – R$ 410 mil
2º – PSDB nacional – R$ 241 mil
3º – PSB (RJ) – R$ 180 mil
4º – União Brasil nacional – R$ 109 mil
5º – Thiago Barros Rodrigues Costa – R$ 86 mil
6º – Newsletters Digital A Voz do Brasil – R$ 82 mil
7º – MDB nacional – R$ 59,5 mil
8º – PP nacional – R$ 31,5 mil
9º – União Brasil (AL) – R$ 30 mil
10º – PT nacional – R$ 16,5 mil
Thiago Barros Rodrigues Costa que aparece em 5º lugar é um empresário que promove pesquisas relacionadas à avaliação do governo de Jair Bolsonaro (PL). A 6ª posição é ocupada pela Newsletters Digital A Voz do Brasil.
A plataforma compartilha propagandas da campanha do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT). A assessoria de Ciro não informou se a empresa tem relação com a campanha do pré-candidato.
Dos R$ 1,3 milhão investido, R$ 1,2 milhão foram para anúncios em vídeo. No mês de maio, os valores investidos obtiveram o maior índice, sendo de R$ 391 mil. Os anúncios são apresentados no relatório em dez divisões diferentes de alcance.