Google recebe multa milionária da Rússia por conta deste motivo

Nesta segunda, 18, o Google foi multado na Rússia em 21,1 bilhões de rublos, ou R$1,9 bilhão, por conta de falhas constantes na remoção de conteúdo classificado como ilegal pelo governo, segundo o regulador de comunicações do país, Roskomnadzor.

Segundo a agência, o YouTube, site de vídeos da gigante Google, não fez o bloqueio de “informações falsas” sobre o conflito na Ucrânia, nem de conteúdos que “propagam o extremismo e o terrorismo” ou “convidam menores a participar de manifestações não autorizadas”.

“O site de hospedagem de vídeos YouTube promove deliberadamente a disseminação de informações enganosas sobre o progresso da operação militar especial na Ucrânia, desacreditando as forças armadas da Federação Russa”, afirmou o Roskomnadzor.

O Google recebeu uma multa baseada no seu faturamento anual na Rússia, como é determinado pela lei do país, ainda segundo a agência.

A Rússia é contra a veiculação de conteúdo de plataformas de tecnologia estrangeiras que desobedecem suas regras de restrição. Ao longo dos últimos anos, o país tem crescido a pressão contra estas empresas na tentativa de silenciar os críticos da internet.

A gigante da tecnologia pode recorrer desta decisão. O Google fez parte do grupo de empresas que limitou os serviços oferecidos na Rússia por conta da guerra.

Em 2021, o Google recebeu multa de 7,2 bilhões de rublos (R$ 666,5 milhões) por não retirar ou bloquear conteúdo.

Em março deste ano, as autoridades da Rússia  acusaram o Google e o YouTube de atividades “terroristas”, comunicando um possível bloqueio das plataformas no país, como já aconteceu com Twitter, Instagram e muitos veículos de comunicação independentes.

Recentemente, uma outra medida foi o confisco da conta bancária da unidade russa da empresa. Isto fez com que a subsidiária local solicitasse proteção contra falência e impediu o pagamento de empregados e fornecedores.

A Google é uma empresa de tecnologia multinacional americana que se concentra em inteligência artificial, tecnologia de mecanismos de pesquisa, publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico e eletrônicos de consumo.

O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de cinco bilhões de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.