Em maio, o índice de satisfação de investidores atendidos por bancos e corretoras registrou piora em relação ao mês anterior. O levantamento foi realizado pela consultoria Toluna, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em maio, o Índice de Qualidade de Bancos e Plataformas (IQA) recuou 0,54%, de modo geral. Isso acontece depois de uma diminuição de 2,13% no mês anterior. Para o levantamento do índice de satisfação, foram consultados, de 2 a 8 de junho, 500 investidores atendidos por bancos e corretoras.
Para compreender a perspectiva dos investidores, a pesquisa tem 36 questões. Nove critérios são avaliados:
- Eficiência: leva em conta a facilidade de utilização e organização das ferramentas;
- Disponibilidade: analisa problemas e disponibilidade no aplicativo ou site;
- Realização: avalia em conta os prazos de finalização das operações;
- Privacidade: analisa a segurança de dados e informações dos usuários;
- Responsabilidade: considera a resolução de possíveis problemas;
- Aconselhamento: avalia a clareza e resultados do que é orientado à pessoa, pelos funcionários da instituição;
- Contato: analisa a facilidade na resolução de problemas via contatos pessoais;
- Valor percebido: leva em conta a transparência e competitividade dos variados custos;
- Lealdade: considera a recomendação da instituição a amigos e parentes.
Índice de qualidade dos bancos e corretoras em maio
Entre os bancos, o índice apresentou queda de 0,28%. Já entre as plataformas de investimentos, a redução foi de 0,80%. Na média geral, os critérios com piores performances foram realização, contato e disponibilidade.
O levantamento aponta que 55,6% dos investidores utilizam as corretoras como primeira opção para aplicações. Já 44,4% das pessoas, como primeira opção, usam os bancos para os investimentos.
Conforme os entrevistados, o Nubank segue sendo uma das melhores opções financeiras. De todos os investidores apurados, 22,31% indicam a fintech como a primeira opção para as aplicações.
O banco mais bem avaliado pelos usuários foi o Itaú. Em seguida, aparecem o Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Assim como aconteceu no mês anterior, o Banco do Brasil teve destaque positivo, com evolução de 0,17% em relação a abril. Por outro lado, o Santander foi o banco com pior evolução — com redução de 0,93%.
Com relação às plataformas mas bem avaliadas, a XP teve a melhor avaliação, seguida pelo Nubank e Rico. A Toro teve a pior avaliação entre os clientes.