- Franquias tratam-se de uma estratégia de comercialização do direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how, e os respectivos direitos de distribuição;
- Alguns exemplos de franquias vistos frequentemente são, O Boticário, Chocolates Brasil Cacau e Carrefour;
- Por trás do sistema, existe uma legislação que regula o franchising: a Lei de Franquias, promulgada em 1994
O franchising é um novo modelo de negócio que consiste no direito de uso fornecido pelo proprietário de uma marca, o franqueador, a um investidor, o franqueado.
Desta forma, ele tem a oportunidade de replicar em vários locais um formato reconhecido e bem sucedido de exploração de mercado. Em outras palavras, trata-se do investimento em franquias.
No franchising, um negócio pode ser uma marca, um serviço, produto ou até mesmo um conceito. As franquias possibilitam a abrangência de vários segmentos de mercado, e têm como principal característica a padronização de processos e produtos.
Basicamente, trata-se de uma estratégia de comercialização do direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how, e os respectivos direitos de distribuição.
Trata-se de um arranjo comercial onde a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio, a franquia. Este modelo também pode ser classificado como uma espécie de clonagem de negócio, pois permite que o serviço, conceito e imagem da marca sejam compartilhados em locais distintos em unidades espalhadas pelas áreas de atuação.
Alguns exemplos de franquias vistos frequentemente são, O Boticário, Chocolates Brasil Cacau e Carrefour, nas quais, provavelmente, você já se deparou ou ao menos ouviu falar.
Observe que todas elas funcionam da mesma maneira e qualidade, independentemente da região ou do profissional responsável pela unidade. Este deve ser o modelo de franquias na prática.
Lei das franquias
Por trás do sistema, existe uma legislação que regula o franchising: a Lei de Franquias, promulgada em 1994. Inspirada na legislação norte-americana e com base nos princípios da boa-fé e do dever de informação, ela exige que o franqueador seja transparente com os possíveis franqueados e impõe a obrigação de suporte e transferência de know-how.
Eles precisam ser instruídos sobre as obrigações, riscos, fornecimento de suporte, bem como os princípios vinculados ao funcionamento do negócio. O modelo já tem operado desta maneira há um bom tempo, mas claramente, não sem alterações que esclarecem o franchising do ponto de vista legal, como por meio da nova Lei de Franquias.
A nova Lei de Franquias define o franchising como: “Sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.
Dicas para ter uma franquia de sucesso
Financiamento fácil e seguro
As franquias possuem baixos índices de falência, o que facilita a aquisição de empréstimos no banco. Com nome consolidado no mercado e níveis bons de lucro, a franquia propicia a vantagem de fechar um financiamento sem muita dificuldade e de forma segura, quando há necessidade de capital para investimentos diversos.
Ponto de venda privilegiado
Boa parte das franquias está localizada em pontos estratégicos. Portanto, o sistema de franchising é sinônimo de clientes fidelizados. Outra vantagem é em relação à identificação da marca. Padronizado, o layout e a identidade visual propiciam fácil reconhecimento por parte do consumidor, em qualquer lugar em que o negócio esteja instalado.
Análise de investimentos
Previsão de cenário financeiro da empresa é uma das vantagens para quem abre uma franquia. Análises de investimentos já lhe são oferecidas. Isto é, o franqueado tem à disposição as conjunturas positivas e negativas do negócio, podendo, então, traçar as estratégias com mais facilidade.
Risco de fracasso é pequeno
Planos de negócios estruturados e devidamente testados no mercado fazem parte do pacote de uma franquia. Por isso, as chances do investimento fracassar são menores. Todo o processo de abertura de um sistema de franchising inclui apoio de gestão especializada: uma vantagem tentadora para alavancar os seus números de forma segura.
Estrutura completa e constante
Embora a marca já exista, como proprietário de uma franquia você passa a ser o patrão. Entretanto, a estrutura da empresa já está consolidada e basta usufruir disso, já que os seus funcionários recebem preparação específica para se adequarem ao padrão de negócio do estabelecimento.
O franqueado recebe, constantemente, suporte em todos os aspectos empresariais, com objetivo de manter o prestígio da marca e a clientela, que costuma ser fiel.
Marketing personalizado
Elaborar estratégias para prosperar no mercado de trabalho não é uma tarefa simples. Ao assumir uma franquia, você já terá à sua disposição um marketing bem elaborado e especializado.
Poderá, portanto, poupar as suas energias para outras ações, como buscar a melhor forma de investir seus recursos, por exemplo.