Franquias: Saiba os prós e contras de investir nesse modelo de negócio

O empreendedorismo tem sido um dos principais meios adotados pelos brasileiros para gerar renda. Entre os modelos de negócios utilizados, o de franquia tem atraído muitos da área. Por meio das franquias, é possível ter o direito de uso de determinada marca e sua tecnologia. O franqueado pode, então, expandir o modelo de negócio por meio de estratégias distintas.

Confira aspectos positivos e negativos a se considerar no momento de investir no modelo de negócio de franquias
Confira aspectos positivos e negativos a se considerar no momento de investir no modelo de negócio de franquias (Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Antes de entrar nesse meio, no entanto, o interessado deve ter em mente alguns prós e contras. Confira alguns aspectos a se considerar, para que seja possível entender melhor este modelo de investimento.

Aspectos positivos

Ao considerar o investimento em franquias, o investidor pode optar por alguma área que perceba maior expansão ou, até mesmo, que tenha maior conhecimento. Entre os principais segmentos, está o de alimentação, serviços, hotelaria e turismo, moda e saúde, beleza e bem estar.

Como aspecto positivo no momento da escolha, o franqueado pode escolher um setor, mesmo sem experiência neste direcionamento. Para que haja menos risco, a pessoa tem a possibilidade de escolher uma marca que já esteja consolidada.

Por conta de o investidor se tornar parceiro do franqueador, a pessoa poderá contar com o suporte da dona da marca. Este apoio ajudará a gerir as franquias nas partes da administração, técnica e de gestão.

Além do suporte do franqueador, o empreendedor terá a chance de adquirir mais conhecimentos, com a troca de experiências com outros franqueados. Com isso, poderá se desenvolver profissionalmente e ter mais chances de sucesso com a unidade investida.

Aspectos negativos

Apesar da facilidade de não se inserir em um negócio independente, o investidor deverá que saber que o franqueador realizará algumas imposições para que haja o acordo. Esta “limitação” precisa ser considerada, caso seja um problema para o interessado.

Outro ponto a se considerar se refere aos custos. O franqueado necessita ter condições de arcar com os valores impostos ao longo do tempo. Como em grande parte dos negócios, os riscos estão presentes e, para que as chances de fracasso diminuam, será preciso ter planejamento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.