A Caixa Econômica Federal liberou nesta quinta-feira (23) o saque do FGTS para os trabalhadores dos municípios de Águas Formosas (MG) e Eunápolis (BA), localidades atingidas pelas enchentes do início do mês. A iniciativa faz parte do chamado Saque Calamidade, anunciado pela Caixa para ajudar as vítimas do desastre.
Para realizar o saque, é preciso entrar no app “FGTS” e escolher a opção “Meus Saques”. Depois, deve-se enviar os seguintes documentos através do aplicativo:
- Foto de documento de identidade
- Comprovante de residência em nome do beneficiado emitido até 120 dias antes do desastre
- Caso o comprovante de residência esteja no nome do cônjuge do beneficiado, deve-se enviar também Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável
O trabalhador deve informar uma conta destino, que pode ser de qualquer banco, incluindo da própria Caixa. Depois de realizado o procedimento, deve-se aguardar a análise e transferência do dinheiro, processo que pode levar até cinco dias úteis.
Os beneficiados devem residir em endereços de Águas Formosas (MG) e Eunápolis (BA) que foram previamente informados pela Defesa Civil à Caixa. Poderão ser realizados saques de até R$ 6.220,00, dentro do prazo estabelecido, que vai até 10 de março de 2022.
Quem quiser obter mais informações sobre o Saque Calamidade pode ligar para o número 0800 726 0207 ou acessar esta página.
Caixa presta apoio para as vítimas das enchentes
A liberação do saque do FGTS anunciada pela Caixa é parte de uma série de medidas que a instituição financeira vem tomando para aliviar os impactos das fortes chuvas em Minas Gerais e no sul da Bahia.
Outras ações anunciadas incluem: prioridade nos canais de atendimento para os moradores de regiões afetadas, apoio técnico para segurados, prioridade na análise de indenizações e fluxo facilitado para acionamento de sinistro.
Apenas na Bahia, calcula-se até agora 378 mil pessoas afetadas diretamente pelo desastre. São 17 vítimas fatais, 278 feridos e 3.336 desabrigados (sem considerar desabrigados temporários), de acordo com o último boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Já em Minas Gerais, são 58 municípios em estado de emergência devido a enchentes e desabamentos. Para essas localidades, o governo estadual já havia anunciado, na semana passada, o envio de 10 mil cestas básicas.
(Com informações da Agência Brasil)