Primeiro acesso ao sistema do FGTS: Veja como cadastrar e realizar consultas

O FGTS é uma espécie de poupança para o trabalhador com carteira assinada. Ele é formado através do recolhimento de alíquotas mensais de 8% descontadas diretamente do salário bruto do funcionário.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Primeiro acesso ao sistema do FGTS: Veja como cadastrar e realizar consultas
Primeiro acesso ao sistema do FGTS: Veja como cadastrar e realizar consultas. (Imagem: FDR)

Cada empregador tem a responsabilidade de abrir em uma conta na titularidade de cada empregado junto à Caixa Econômica e fazer os depósitos mensalmente.

O FGTS é destinado a trabalhadores rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

publicidade
  • Ser dispensado sem justa causa;
  • Dar entrada na residência própria; 
  • Aposentadoria;
  • Doença grave.

A dispensa sem justa causa é o principal meio de saque integral do FGTS. Pois os demais possuem algumas características específicas que, a depender de cada caso, podem liberar o saque integral ou parcial. É o caso do modelo mais recente, o saque aniversário do FGTS, que permite a retirada de até 50% do saldo depositado em conta, sempre no mês de aniversário do trabalhador.

Antes de se empenhar em efetuar o saque do FGTS, é importante procurar saber qual o saldo disponível para saque referente à conta ativa. Por isso, existem alguns meios virtuais para realizar essa consulta. O principal modelo é através das plataformas da Caixa. Veja a seguir o passo a passo para acesso no aplicativo e pelo site!

Aplicativo Caixa

  • Baixe o aplicativo CAIXA na Google Play ou Apple Store. Abra o aplicativo e toque em “Cadastrar ou alterar usuário”, depois em “Cadastrar usuário”, leia o regulamento antes de clicar em “Concordo”.
  • Preencha os campos: nome, CPF e data de nascimento. Atenção: Se seu nome possui acento, cedilha ou outro caractere especial, escreva-o sem os acentos e no lugar da Ç coloque C, por exemplo: Claudio Mourao, Conceicao Assuncao etc.
  • Preencha os dados da conta: Agência, Tipo de Conta, Número da Conta e Senha da Conta. A senha da conta é a mesma que você utiliza para fazer as compras com o cartão de débito.
  • Cadastre sua senha na internet (8 números), memorize e clique em confirmar.
  • Acesse sua conta com seu usuário (CPF) e a senha internet que você acabou de criar.

Site da Caixa

  • ​No topo da tela do site CAIXA, clique no botão Acessar minha conta, em seguida clique na opção Cadastrar.
  • ​Preencha os campos: nome, CPF e data de nascimento.
  • Atenção: Seus dados devem ser idênticos aos cadastrados na Receita Federal. Não acentue seu nome e não coloque qualquer caractere especial (ç, ã, á). Ex.: Conceicao Assuncao. Claudio Mourao. 
  • ​Preencha os dados da conta: Tipo de Conta (Corrente ou Poupança), Agência, Número da Conta e Senha da Conta (a mesma que você utiliza para fazer compras no débito).
  • ​Agora, cadastre seu usuário e senha. Atenção: O usuário e a senha devem ter letras e números.
  • Memorize o usuário e senha que acabou de cadastrar. Com eles você acessa sua conta no Aplicativo CAIXA ou no Computador. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.