Vale gás: Qual valor e quem tem direito a receber o auxílio no Ceará?

Governo do Ceará dá continuidade a concessão do vale gás para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Diante do atual cenário de crise econômica, o governador Camilo Santana (PT) optou por manter o projeto social que auxilia na manutenção do lar. A população deve ficar atenta as regras de inclusão.

A liberação do vale gás tem sido uma grande ajuda para os cearenses que se encontram sem emprego e renda fixa. O programa tem como finalidade ajudar na aquisição do botijão de gás doméstico que nesse ano ultrapassou o valor de R$ 100. Para receber, no entanto, é preciso cumprir alguns requisitos.

Quem tem direito ao vale gás do Ceará?

  • Beneficiárias do Cartão Mais Infância
  • Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebiam Bolsa Família
  • Núcleos familiares com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34
  • Jovens inseridos no programa Superação

Mediante o comprimento das regras acima, quem estiver em dúvidas se poderá ou não ser beneficiado deve acessar uma página disponibilizada na internet.

Para fazer a consulta, basta inserir dados como o CPF ou número do NIS e verificar se está incluído no programa.

Como receber o vale gás no Ceará?

A entrega vem sendo gerenciada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O governo do estado libera o benefício através de tickets que devem ser substituídos pelas recargas do botijão de gás de cozinha.

Cada voucher é nominal, o que significa dizer que não pode ser trocado ou vendido. O repasse municipal é de responsabilidade de cada prefeitura que monta os calendários de entrega nos seus respectivos pontos de retirada.

De modo geral, o cidadão precisa comparecer presencialmente exibindo um documento oficial com foto para validar sua identificação. A triagem dos beneficiários vem sendo feita com base nos dados do Cadastro Único.

É válido ressaltar que o benefício vem sendo concedido desde setembro deste ano. A motivação se deu mediante os impactos do novo coronavírus que afetou a economia do país de modo geral. Com a alta da inflação o produto se tornou inalcançável para aqueles que não possuem uma fonte de renda fixa.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.