Vale gás divulga regras e benefícios liberados para moradores do Ceará

O Vale gás Social foi sancionado pelo governador Camilo Santana (PT), em setembro deste ano. O benefício tem como objetivo ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social na compra do botijão de gás.

Vale gás divulga regras e benefícios liberados para moradores do Ceará
Vale gás divulga regras e benefícios liberados para moradores do Ceará (Imagem: montagem/FDR)

O Vale gás Social criado pelo governo do Ceará distribui o botijão de gás três vezes ao ano as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família. Além disso, o programa contempla os jovens participantes do programa Superação.

Diante disso, o Vale gás Social visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem uma renda per capita mensal de valor igual ou inferior a R$ 89,34.

De acordo com o governo estadual os beneficiários podem consultar se estão aptos a receber o programa, por meio do site https://central156.fortaleza.ce.gov.br/valegas/.

Para isso, é necessário inserir o número do CPF ou do NIS. Segundo o governador, o programa Vale gás começará a ser distribuído a partir do dia 15 de dezembro. O anúncio foi feito ontem (16), em transmissão ao vivo.

Até o momento já foram entregues dois lotes, sendo o primeiro em abril e o segundo em maio. A distribuição ocorre de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos beneficiários, a fim de evitar aglomeração desnecessária.

Nesta quarta-feira (17), terminará o processo de licitação do programa. Após isso, a empresa vencedora terá até o dia 11 de dezembro para repassar os vouchers ao governo estadual. A distribuição será realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Os tickets entregues poderão ser trocados por recargas no botijão de gás de cozinha. Os vouchers são nominais e o repasse é de responsabilidade da gestão de cada município. Dessa maneira, esse deverá montar um calendário de entrega com pontos de retirada do Vale gás por cada família beneficiada.

O programa foi criado em abril deste ano, devido à pandemia de Covid-19 e a crise econômica gerada pela mesma. Dessa maneira, o Vale gás surgiu como medida emergencial, já que o preço do produto sofreu diversos aumentos com a inflação.

Diante disso, o governo estadual do Ceará entrou em parceria com a empresa Nacional Gás. O acordo garantiu o repasse de 500 mil botijões para famílias de baixa renda que residem no estado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.