Na última quinta-feira (29), a Prefeitura de São Luís anunciou o início da vacinação para adolescentes de 14 anos. Os jovens precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para receberem a vacina contra COVID.
O prefeito Eduardo Braide (Podemos) esse novo grupo na quinta. Os adolescentes de 14 anos precisam estar cadastrados na plataforma Vacina São Luís para receberem a vacina contra COVID. O cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos está aberto desde o dia 11 de julho.
As doses serão aplicadas nesta sexta-feira (30), em oito pontos de vacinação. Esses locais funcionam das 8h às 18h. Veja abaixo a lista dos postos de imunização que estarão aplicando a vacina contra COVID nos adolescentes:
- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
- Drive-thru – UEMA;
- Centro de Vacinação da UEMA;
- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);
- Centro Municipal de Vacinação – UFMA;
- Drive-thru – UFMA;
- Centro de Vacinação do IFMA Maracanã.
Para receber a dose, a prefeitura pede que os moradores convocados apresentem documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. Como os adolescentes são de menores, precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis na hora da vacinação.
Além disso, a capital maranhense possui a plataforma Filômetro que mostra como anda a fila de imunização. Dessa maneira, é aconselhado verificar a situação para escolher o melhor horário para tomar a do se da vacina contra COVID e, assim, evitar aglomerações.
A vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos foi autorizada pelo Ministério da Saúde no dia 11 de junho. O órgão permitiu o uso da vacina Pfizer/BioNTech para imunizar essa faixa etária. Até o momento, o imunizante é o único no país com autorização para ser aplicado em menores de 18 anos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi responsável pela avaliação dos estudos apresentados pelo laboratório BioNTech. O estudo indicou segurança e eficácia da vacina nos adolescentes.
No final de março, a empresa anunciou que os testes realizados em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos obtiveram 100% de eficácia. Atualmente, o laboratório realiza estudos na Europa e nos Estados Unidos em bebês a partir dos 6 meses de idade e crianças com 11 anos ou menos.