Belo Horizonte convoca profissionais da saúde para 2ª dose da vacina contra Covid-19

Novo grupo é convocado para imunização da covid-19 em BH. Nessa terça-feira (27), a prefeitura municipal de Belo Horizonte passou a chamar os profissionais de saúde para receberem a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. No entanto, apenas uma faixa etária específica está inclusa no calendário.

Belo Horizonte convoca profissionais da saúde para 2ª dose da vacina contra Covid (Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão/Arquivo)
Belo Horizonte convoca profissionais da saúde para 2ª dose da vacina contra Covid (Imagem: Marlon Costa/Futura Press/Estadão/Arquivo)

Os profissionais de saúde estão entre os grupos prioritários na fila de imunização do novo coronavírus. Desse modo, com a chegada de novos lotes da vacina, o grupo sem sendo convocado para concluir o segundo ciclo de aplicações. Nesse momento, os trabalhadores entre 36 e 26 anos recebem a dose da AstraZeneca.

Na sequência, a gestão municipal informou que será a vez dos profissionais entre 25 e 18 anos que também atuam na área de saúde. Com isso, a previsão é de que o esquema vacinal contra a doença para esse grupo seja encerrado totalmente ainda nesta semana.

O que precisa fazer para receber a segunda dose?

Quem estiver sendo convocado, deve comparecer no dia e horário marcado apresentando um documento oficial com foto, CPF e o cartão comprovando o recebimento da primeira dose. Para fazer o agendamento basta acessar o portal da prefeitura.

É válido ressaltar que a campanha vem sendo realizada das 8h às 17h nas unidades fixas e das 8h às 16h30 nos drive-thrus. Para aqueles que quiserem acompanhar a lista dos postos de vacinação, ela pode ser consultada neste link.

Calendário da vacinação da covid-19 em Belho Horizonte

  • Terça-feira (27/07): segunda dose para profissionais de Saúde com idade entre 36 e 26 anos;
  • Quarta-feira (28/07): segunda dose para profissionais de Saúde com idade entre 25 e 18 anos;
  • Quinta-feira (29/07): pessoas com 36 anos.

Balanço geral da campanha

De acordo com os dados da secretaria municipal da saúde, até essa segunda-feira (26) a capital mineira já recebeu cerca de 2.402.707 vacinas contra a covid-19. Desse total, foram aplicadas aproximadamente 1,9 milhão de doses.

Dos mais de 2,5 milhões de habitantes de Belo Horizonte, 54,4% receberam a primeira aplicação e 22,8% estão totalmente imunizados.

Para mais informações sobre a campanha de vacinação da covid-19 em todo o país, acessa nossa página exclusiva.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.