Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial vai chegar no seu WhatsApp

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 fora do Bolsa Família irão receber o calendário de pagamento da 5ª parcela via WhatsApp, segundo informações da Caixa Econômica Federal. Os outros beneficiários seguem o calendário do programa Bolsa Família.

Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial vai chegar no seu WhatsApp
Calendário da 5ª parcela do auxílio emergencial vai chegar no seu WhatsApp (Imagem: montagem/FDR)

O auxílio emergencial 2021 teria apenas quatro parcelas, chegando ao fim em julho. Porém, o Governo Federal decidiu prorrogar o pagamento por mais três meses. A decisão foi tomada por causa do aumento de casos e óbitos por Covid-19 e a chegada das variantes ao país.

Diante desse cenário, houve a necessidade de adotar medidas de restrições mais severas em todo o país, chegando muitas cidades a ficarem em lockdown. Com isso, o comércio, que vinha em um retorno gradual das atividades, precisou fechar as portas, prejudicando a economia brasileira e a geração de emprego.

Por esse motivo, foi definida uma prorrogação por três meses do pagamento do auxílio emergencial 2021. Com a nova decisão do governo, o programa seguirá com o pagamento até o mês de outubro.

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, a ideia é que o pagamento se estenda até que toda a população brasileira esteja vacinada, pelo menos, com a 1ª dose. Com base nos calendários estaduais, a estimativa é que todos os cidadãos adultos tenham recebido a vacina contra Covid-19 até outubro.

Porém, como essa estimativa depende da entregue de doses, por parte do Ministério da Saúde, não foi descartada a possibilidade de haver novas prorrogações. Segundo Guedes, a quantidade de parcelas dependerá do andamento da doença no país e da vacinação.

A Caixa ainda não divulgou o calendário para os beneficiários fora do Bolsa Família. Porém, segundo a instituição os beneficiários serão informados via WhatsApp sobre as datas. As mensagens serão enviadas para aqueles que tiverem o número do celular cadastrado no aplicativo Caixa TEM.

Os beneficiários que fazem parte do Bolsa Família já sabem as próximas datas de pagamentos, já que é seguido o calendário do programa. Dessa maneira, os pagamentos do auxílio emergencial para esse grupo ocorrem de forma escalonada, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS):

NIS 5ª parcela 6ª parcela 7ª parcela
1 18 de agosto 17 de setembro 18 de outubro
2 19 de agosto 20 de setembro 19 de outubro
3 20 de agosto 21 de setembro 20 de outubro
4 23 de agosto 22 de setembro 21 de outubro
5 24 de agosto 23 de setembro 22 de outubro
6 25 de agosto 24 de setembro 25 de outubro
7 26 de agosto 27 de setembro 26 de outubro
8 27 de agosto 28 de setembro 27 de outubro
9 30 de agosto 29 de setembro 28 de outubro
0 31 de agosto 30 de setembro 29 de outubro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.