O truque para solicitar reembolso de descontos indevidos no INSS foi revelado

ARAGUARI, MG — A central de atendimento 135 funciona como um dos meios oficiais para que aposentados e pensionistas possam esclarecer dúvidas e denunciar descontos indevidos no INSS. Esse serviço é gratuito e pode ser acessado de qualquer telefone fixo ou celular. Além do telefone, os beneficiários também podem utilizar o site ou o aplicativo Meu INSS para relatar a fraude e solicitar a devolução dos valores cobrados sem autorização. 

O truque para solicitar reembolso de descontos indevidos no INSS foi revelado. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Essas plataformas digitais oferecem acesso rápido e seguro. O serviço telefônico para tratar de descontos indevidos no INSS está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Essa opção facilita o acesso de aposentados e pensionistas a orientações confiáveis. Para quem busca agilidade, o ideal é ligar após as 16h nos dias úteis. 

Outra alternativa vantajosa é aproveitar o atendimento ao longo do sábado. Ao entrar em contato com a central 135 para tratar de descontos indevidos no INSS, o primeiro passo é selecionar a opção 0 no menu inicial. Essa escolha direciona o segurado ao setor responsável pelas cobranças irregulares. Em seguida, será solicitado que o CPF seja digitado com atenção. Após essa etapa, o sistema informa se há ou não irregularidades vinculadas ao benefício, e libera a opção de falar com um atendente.

Segundo dados do INSS, até as 17h da última segunda-feira, 19, cerca de 133 mil aposentados e pensionistas buscaram a central 135 para esclarecer descontos indevidos no INSS. O número expressivo reflete a preocupação dos beneficiários com cobranças não autorizadas. Além do telefone, o pedido de reembolso pode ser feito pelo site ou app Meu INSS, disponíveis o dia todo. O órgão alerta que não envia mensagens, e-mails ou faz ligações sobre esse tema.

Balanço dos pedidos de reembolso dos descontos indevidos no INSS

Em apenas seis dias, mais de 1,6 milhão de beneficiários relataram descontos indevidos no INSS e pediram o reembolso dos valores cobrados sem consentimento. O governo assegura que todos os afetados serão ressarcidos. Para apurar a fraude, o instituto notificou 9,4 milhões de pessoas com cobranças associativas nos benefícios. 

A verificação é feita por meio do aplicativo Meu INSS. Dentre os notificados, apenas 31.972 afirmaram ter autorizado as mensalidades, o que representa cerca de 2% do total. O dado levanta suspeitas sobre a legalidade das cobranças feitas por entidades.

Como contestar descontos indevidos no INSS?

O processo de contestação pode ser realizado de forma simples e rápida, observe o passo a passo: 

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br. Se ainda não tiver o app instalado no celular, veja aqui como baixar.

  2. Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.

  3. A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.

  4. Informe um celular e e-mail para contato.

  5. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.

  6. Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

Em casos suspeitos de fraude do INSS, a vítima poderá contestar a cobrança sem apresentar documentos no primeiro momento. A medida visa agilizar a proteção dos segurados. A denúncia pode ser feita pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado. 

Todo o processo pode ser resolvido sem sair de casa. O Instituto orienta que os horários com menor volume de ligações são após as 16h e aos sábados, garantindo mais agilidade no atendimento.

Como excluir descontos indevidos no INSS

Beneficiários que identificarem descontos indevidos do INSS podem solicitar a exclusão da cobrança diretamente pela internet ou telefone. A contestação dos descontos indevidos do INSS pode ser feita no site ou aplicativo “Meu INSS”, ou ainda pelo número 135.

Veja o passo a passo para excluir mensalidades não reconhecidas:

  • Acesse o app ou site “Meu INSS”;

  • Faça login com CPF e senha do gov.br;

  • Vá até a opção “Novo Pedido”;

  • Digite “excluir mensalidade” na barra de busca;

  • Selecione o serviço correspondente;

  • Leia com atenção as instruções na tela e siga os próximos passos.

O processo é gratuito e garante mais segurança para aposentados e pensionistas. Em caso de dúvidas, a central telefônica 135 oferece atendimento gratuito em todo o país.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.