Governo pode aprovar nova lei que muda as cobranças de dívidas e brasileiros estão em alerta

Com o objetivo de facilitar e tornar ainda mais rápida a cobrança de dívidas, além de desafogar o judiciário, o Governo Federal colocou a aprovação de um projeto de lei que dá aos cartórios o poder de cobrar as dívidas como prioridade para este ano. Veja o que poderá mudar. 

Governo pode aprovar nova lei que muda as cobranças de dívidas e brasileiros estão em alerta
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Atualmente, as cobranças de dívidas são feitas pelos oficiais de justiça. Com o PL 6.204/2019, da senadora Soraya Thronicke, a execução extrajudicial das dívidas passa a ser uma das atribuições dos tabeliães de protesto. Isso porque o texto “desjudicializa” parte das execuções civis, que são as cobranças de obrigações não cumpridas pelos devedores. 

O projeto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), segundo a Agência Senado. 

E por falar em dúvida, o colaborador Ariel França comenta sobre as quatro dívidas que podem ser isentas para os brasileiros com mais de 60 anos. Confira em video abaixo: 

Entenda a nova lei que pode mudar a vida dos brasileiros com dívidas ativas

Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o projeto de lei, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile