Em um incidente de segurança, o Banco Central (BC) confirmou o vazamento de dados pessoais de 1.500 participantes de uma pesquisa sobre hábitos financeiros. A falha ocorreu durante a divulgação dos resultados da pesquisa, realizada entre maio e julho de 2024, e envolveu a exposição de informações como nome, endereço, telefone, gênero, idade e hábitos de consumo.
De acordo com matéria do portal IG, o Banco Central informou que um erro operacional durante a publicação dos resultados da pesquisa levou à exposição acidental dos dados pessoais dos participantes. A falha foi identificada rapidamente e corrigida, mas o dano já estava feito.
A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Banco Central, confira.
Quais dados foram vazados?
Além das informações básicas como nome, endereço e telefone, os dados vazados incluíam detalhes sobre a vida financeira dos participantes, como:
- Hábitos de consumo: meios de pagamento preferidos, frequência de verificação de extratos e faturas, entre outros;
- Características sociodemográficas: idade, gênero, escolaridade, renda e ocupação;
- Opiniões sobre serviços financeiros: avaliação sobre o Pix e outros serviços digitais.
O que o Banco Central está fazendo?
O Banco Central está tomando as seguintes medidas:
- Notificação dos afetados: todos os 1.500 participantes da pesquisa estão sendo notificados por correspondência sobre o incidente;
- Investigação: o Banco Central está investigando as causas do vazamento e tomando as medidas necessárias para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro;
- Orientação aos consumidores: o Banco Central está alertando os consumidores sobre o risco de fraudes e orientando-os a tomar precauções para proteger seus dados pessoais.
O que os consumidores devem fazer?
Diante desse cenário, os consumidores devem ficar atentos a possíveis tentativas de fraude e tomar as seguintes precauções:
- Desconfie de contatos não solicitados: não forneça seus dados pessoais a desconhecidos, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco;
- Mantenha seus dados de contato atualizados: certifique-se de que seus dados de contato no banco estão atualizados para receber informações importantes;
- Monitore seus extratos bancários: verifique regularmente seus extratos bancários em busca de movimentações suspeitas;
- Ative a autenticação de dois fatores: essa medida extra de segurança pode ajudar a proteger suas contas bancárias.