Nova decisão sobre regras para demissão sem justa causa assusta trabalhadores; veja o que muda

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma medida que se arrastava na corte há 27 anos: agora, os empregadores não precisam mais dar justificativa na demissão sem justa causa dos seus funcionários. Veja quais são as mudanças e como elas deverão afetar os trabalhadores. 

Nova decisão sobre regras para demissão sem justa causa assusta trabalhadores; veja o que muda
Imagem: FDR

 

A decisão validou a decisão do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso de retirar o Brasil da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1996.

Apesar da regra assustar os trabalhadores, a especialista Laura Alvarenga explica nesta matéria como o funcionário pode agir após ser demitido sem justa causa.

Quais são as mudanças nas regras da demissão sem justa causa?

Nova jornada de trabalho CLT

Uma proposta do Governo Lula para 2025 está gerando intenso debate no Brasil. Se aprovada, a medida introduzirá novas diretrizes para a jornada de trabalho CLT aos domingos e feriados, impactando diretamente o regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

O projeto tem o objetivo de garantir mais tempo para descanso e lazer aos trabalhadores.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile