Seguro-Desemprego para MEI: Entenda como empreendedores podem receber o benefício

Decisão recente aprovou o seguro-desemprego para MEI ou participantes de sociedade empresária. O valor pode contribuir com as despesas mensais até que o os Microempreendedores Individuais consigam se restabelecer. Entenda melhor as regras para o recebimento do benefício.

 Seguro-Desemprego para MEI: Entenda como empreendedores podem receber o benefício
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Seguro-Desemprego foi criado para oferecer certa segurança aos cidadãos após a perda de um emprego sem justa causa. Um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados deve liberar o benefício para os Microempreendedores Individuais de todo o país.  O objetivo é oferecer maior segurança financeira a essa população.

Até então os MEIs não tinham o direito garantido a esse benefício. Com isso se atuassem como empreendedores e tivessem carteira assinada, ao perder o emprego CLT acabavam ficando sem o seguro. Antes de entender sobre a concessão do Seguro-desemprego para os MEIs, é necessário compreender alguns pontos importantes?

Quem pode ser MEI?

Para se enquadrar nesta categoria é necessário atender a todos os requisitos abaixo:

A especialista do FDR Laura Alvarenga apresenta outra vantagem de ser MEI, o acesso ao Procred 360.

Quem tem direito ao seguro-desemprego 2024?

Nas regras atuais, o trabalhador deve cumprir com todos os tópicos abaixo para ter o acesso garantido:

Seguro-Desemprego para MEI: Entenda como empreendedores podem receber o benefício
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Seguro-desemprego para MEI

A Câmara dos Deputados continua analisando um texto que poderá alterar a Lei do Seguro-Desemprego. Se aprovado, os microempreendedores ou participante de uma sociedade empresária serão beneficiados com o Seguro-desemprego.

Alguns detalhes começam a ser divulgados sobre o tema, entre eles a regra de que o empreendedor não tenha apresentado rendimentos nos últimos 24 meses.  Além disso, o empreendedor deve ter as duas ocupações, como empresário e funcionário e ter sido demitido sem justa causa do emprego formal.

O texto ainda precisa ser analisado em caráter conclusivo nas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Como pedir o seguro-desemprego pela internet?

Todo o trabalhador que se enquadre nas regras listadas acima pode fazer o pedido pela internet, basta seguir os passos abaixo:

Caso prefira o atendimento presencial, basta buscar uma das Superintendências Regionais do Trabalho, mas, neste caso é necessário fazer um agendamento prévio pela central 158, ligação gratuita.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile