Seguro-desemprego para o MEI pode ser garantido após aprovação de Lula de forma inédita

Os trabalhadores autônomos registrados como MEIs poderão ter acesso ao seguro-desemprego em caso de perda de renda, segundo projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados.

Seguro-desemprego para o MEI pode ser garantido após
aprovação de Lula de forma inédita. (Imagem: FDR)

A proposta, idealizada pelo deputado Jonas Donizette, tem o objetivo de ampliar a proteção social aos MEIs, que atualmente não possuem direito ao benefício. O projeto, que inicialmente excluía sócios de empresas, foi expandido para incluir todo o grupo após emenda aprovada na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o seguro-desemprego, confira.

Requisitos para o benefício

Para ter acesso ao seguro-desemprego, os MEIs precisarão atender os seguintes requisitos:

Confira todos os benefícios pagos pelo INSS para microoempreendedores inviduais no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Valor e duração do benefício

O valor e a duração do seguro-desemprego para MEIs seguirão os mesmos critérios aplicados aos trabalhadores formais

Para garantir a continuidade do recebimento, os beneficiários deverão demonstrar o cumprimento contínuo dos requisitos estabelecidos.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile