Idosos 60+ anos ganham direito de ter TV, energia e água por conta do Governo; veja como solicitar

Reforçando o compromisso social e a inclusão, o Governo Federal está com uma série de iniciativas para beneficiar os idosos 60+ anos brasileiros. Entre elas destacam-se a instalação gratuita de parabólicas digitais, que garante acesso a canais abertos de TV por satélite com melhor qualidade de som e imagem, energia e água gratuitos.

Idosos 60+ anos ganham direito de ter TV, energia e água
por conta do Governo; veja como solicitar. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Para ter direito a esses benefícios, é necessário que o idoso esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único). Entenda mais sobre os benefícios ao longo da matéria.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre a Tarifa Social, confira.

Benefícios para idosos

Tv gratuita

A transição da parabólica tradicional para a digital é essencial para combater a interferência do 5G, garantindo a recepção de canais abertos sem interrupções. Com a nova tecnologia, os idosos poderão desfrutar de uma qualidade superior de som e imagem, proporcionando uma experiência de visualização aprimorada. Além disso, a parabólica digital oferece acesso a aproximadamente 100 canais gratuitos.

Para realizar a solicitação é necessário entrar em contato com o número 0800 729 2404 ou através do site sigaantenado.com.br e informar seus dados pessoais, como CPF e NIS.

Tarifa Social de Energia

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, incluindo idosos. Para se qualificar, é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender a certos critérios de renda. O desconto pode variar, mas em muitos casos, pode reduzir significativamente a conta de energia, aliviando o orçamento dos idosos.

Para solicitar, é necessário entrar em contato com a concessionária de energia elétrica da sua cidade e fornecer o número do NIS do seu CadÚnico.

Tarifa Social de Água e Esgoto

Famílias de baixa renda e idosos agora têm direito a um novo desconto de 50% na primeira faixa de consumo de água e esgoto. Para se ter acesso, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda de até meio salário mínimo ou ser beneficiário do BPC. O desconto é aplicado aos primeiros 15 metros cúbicos de água consumidos, enquanto o consumo que exceder essa quantidade será tarifado normalmente.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.