FGTS: entenda o que é e quem tem direito às modalidades disponíveis em 2024

Todos os meses os empregadores são obrigados a recolher o 8% do FGTS de seus funcionários. Em caso de demissão sem justa causa esses profissionais podem sacar o saldo de suas contas. Mas, existem outras formas de acessar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

FGTS: entenda o que é e quem tem direito às modalidades disponíveis em 2024  (Imagem: FDR)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para oferecer segurança financeira ao trabalhador. A princípio ele contava apenas com o saque-rescisão. Mas, outras modalidades de retirada do FGTS foram criadas ao longo dos anos.

Como funciona o FGTS?

Ao ser contratado por uma empresa privada uma conta é aberta na Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador. Todos os meses o empregador recolhe 8% do salário de cada funcionário. A data de recolhimento mudou recentemente.

Ele funciona como uma espécie de poupança forçada, que pode ser acessada em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria ou ainda no falecimento do trabalhador. Há também outras formas de acessar os recursos, para cada uma delas existem regras específicas.

Quem tem direito ao FGTS?

Segundo a Caixa, os beneficiários do FGTS são:

Formas de sacar o FGTS 

A Caixa possibilita que os trabalhadores tenham acesso aos saldos das contas do Fundo de Garantia mesmo trabalhando, confira abaixo:

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta o calendário oficial do saque-aniversário.

FGTS: entenda o que é e quem tem direito às modalidades disponíveis em 2024  (Imagem: FDR)

 

Saque doença grave

Uma das condições especiais é o caso de doença grave, quando a Caixa Econômica permite que os trabalhadores saquem os valores caso tenham sido acometidos por uma das doenças abaixo:

Nessa situação o trabalhador precisa comprovar a doença com documentação médica.

Consulta ao saldo do FGTS

A consulta pode ser feita com o seu celular, basta baixar o aplicativo oficial, disponível para Android ou iOS, e seguir os passos abaixo:

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile