Serasa revela como se livrar da cobrança de dívidas com mais de 5 anos

Muitos brasileiros enfrentam o desafio de lidar com dívidas que se acumulam ao longo dos anos. Para aqueles que estão buscando soluções para se livrar dessas pendências financeiras, o Serasa oferece orientações importantes sobre como lidar com cobranças de dívidas que têm mais de 5 anos de existência.

Serasa revela como se livrar da cobrança de dívidas com
mais de 5 anos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

É importante ressaltar que mesmo após o período de cinco anos, a dívida não é automaticamente cancelada. Se a empresa realizou cobranças durante esse tempo, o registro nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa permanece ativo. Isso significa que as restrições ao crédito do consumidor ainda estarão em vigor, afetando suas possibilidades de obtenção de novos financiamentos ou empréstimos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Serasa, confira.

Prescrição de dívidas

A prescrição de dívidas é um direito previsto em lei que ocorre quando o prazo para cobrança judicial de uma dívida expira. No Brasil, o prazo para prescrição varia conforme o tipo de dívida e é geralmente de 5 anos para a maioria delas, de acordo com o Código Civil Brasileiro.

Como se livrar da cobrança de dívidas?

  • Verifique o tempo da dívida: o primeiro passo é verificar a data em que a dívida foi contraída. Se já passaram mais de 5 anos desde a data de vencimento da dívida, ela pode estar prescrita;
  • Não reconheça a dívida: evite reconhecer a dívida ou fazer qualquer pagamento parcial, pois isso pode reiniciar o prazo de prescrição;
  • Consulte seu score no Serasa: acesse o site do Serasa e consulte seu score de crédito. Isso pode ajudar a entender melhor sua situação financeira e verificar se há dívidas prescritas listadas no seu histórico;
  • Solicite a baixa da dívida: se identificar que a dívida está prescrita, entre em contato com o credor ou a instituição financeira para solicitar a baixa da dívida. É importante formalizar o pedido por escrito e manter registro de toda a comunicação.

Confira dicas para aumentar seu score no Serasa no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.