Não enviou a declaração do Imposto de Renda no prazo? Veja AGORA o que fazer

Perder o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda pode causar muita preocupação, mas é importante saber que existem medidas que podem ser tomadas para regularizar a situação. 

Não enviou a declaração do Imposto de Renda no
prazo? Veja AGORA o que fazer. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você não enviou sua declaração até o dia 31 de maio, você terá que pagar uma multa pelo atraso de 1% ao mês, limitado a 20%, sobre o valor do imposto devido. Aqueles que não tiverem imposto devido, o valor mínimo é de R$ 165,74.

Agora, veja ao longo da matéria o que fazer para evitar problemas maiores.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre Imposto de Renda, confira.

Imposto de Renda após o prazo

Para evitar que a multa gerada pelo atraso da declaração aumente, é importante enviar a declaração o quanto antes. A primeira coisa a fazer é enviar a declaração o mais rápido possível. Mesmo fora do prazo, ainda é possível realizar o envio pelo programa da Receita Federal. 

Caso a declaração tenha saldo de imposto a pagar, a quitação do débito em atraso também irá gerar multa de 0,33% ao dia e juros de mora. Já o contribuinte que tem valor da restituição, pagará apenas a multa em atraso.

O que acontece se não entregar?

Além das multas e juros caso você não realize a entrega da declaração do Imposto de Renda, também é possível ter o CPF bloqueado, te impedindo de conseguir realizar financiamentos, tirar passaporte, viajar para o exterior, ter cartão de crédito e muitas outras coisas.

Quando posso enviar o Imposto de Renda com atraso?

A reabertura dos envios da declaração do Imposto de Renda será liberada na segunda-feira (03/06) a partir das 8h. Assim, você poderá realizar a entrega dessa declaração em atraso através do site da Receita Federal ou do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile