Restituição do IRPF 2024 vai cair em qual conta? Aprenda a consulta antes do pagamento

O primeiro pagamento da restituição do IRPF 2024 (Imposto de Renda Pessoa Física) será feito na sexta-feira (31). De acordo com a Receita Federal este será o maior valor transferido em um único lote na história do imposto, com R$ 9,5 bilhões sendo pagos

IRPF
Restituição do IRPF 2024 vai cair em qual conta? Aprenda a consulta antes do pagamento
(Foto: FDR)

A primeira parcela da restituição do IRPF 2024 será majoritariamente de pessoas que possuem prioridade legal. Serão R$ 8,5 bilhões dedicados a atender esse grupo. Mas, mesmo sem preferência, será possível receber o benefício em conta. 

Onde vai cair o valor da restituição do IRPF 2024?

Logo quando envia a declaração o próprio sistema da Receita Federal já faz as primeiras considerações e informa se o cidadão tem imposto a restituir. Em caso positivo é informada a prévia de valor da restituição do IRPF 2024. 

A quantia exata será descoberta apenas com o depósito que acontece sempre no último dia útil de cada mês. O dinheiro será transferido pela Receita Federal em duas opções:

  • Conta corrente que foi cadastrada no programa onde a declaração foi enviada; ou
  • Na conta corrente onde a chave PIX para recebimento for o número do CPF. 

Quem optou por receber via PIX vai ganhar prioridade. 

Calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024

O calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2024 vai de maio a setembro com o depósito sempre no último dia útil. Quem não recebeu esse mês terá que aguardar o próximo pagamento, em junho.

A boa notícia é que a partir do segundo lote a Receita Federal passa a incluir a correção pela taxa Selic, aumentando o valor que originalmente seria pago. Os valores serão transferidos nas seguintes datas:

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 28 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 30 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 30 de setembro.

Eu ensino a consultar o lote de pagamento nesta matéria.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com