12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de MULTA; veja regras para evitar custo extra

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal está se aproximando do fim, o último dia de envio é 31 de maio, e, de acordo com o Governo Federal, cerca de 12 milhões de brasileiros ainda não realizaram o envio da declaração.

12 milhões de brasileiros são pegos de surpresa com pagamento de
MULTA; veja regras para evitar custo extra. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se essas pessoas não enviarem a declaração do Imposto de Renda a tempo, elas podem pagar uma multa. Esta multa é de 1% ao mês sobre o valor do IR, ou seja, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.

Como evitar custo extra?

Segundo especialistas, é melhor entregar a declaração do Imposto de Renda incompleta e, após o prazo, realizar as correções necessárias antes de perder o prazo de entrega. 

Essas alterações podem ser feitas sem a necessidade de realizar o pagamento de qualquer multa, basta reenviar os dados corretos através da declaração retificadora.

Quem precisa declarar Imposto de Renda?

Alguns grupos de brasileiros precisam realizar a declaração do Imposto de Renda, são eles:

  • Quem recebeu rendimentos de tributáveis que a soma foi superior a R$ 30.639,90;
  • Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados que a soma foi superior a R$ 200 mil;
  • Quem realizou operações na bolsa de valores e a soma é superior a R$ 40 mil;
  • Quem teve receita bruta por atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Quem teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil;
  • Quem passou a residir no Brasil em qualquer mês do ano anterior;
  • Quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais.

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.