Não enviou a declaração do Imposto de Renda no prazo? Veja AGORA o que fazer

Perder o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda pode causar muita preocupação, mas é importante saber que existem medidas que podem ser tomadas para regularizar a situação. 

Não enviou a declaração do Imposto de Renda no
prazo? Veja AGORA o que fazer. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se você não enviou sua declaração até o dia 31 de maio, você terá que pagar uma multa pelo atraso de 1% ao mês, limitado a 20%, sobre o valor do imposto devido. Aqueles que não tiverem imposto devido, o valor mínimo é de R$ 165,74.

Agora, veja ao longo da matéria o que fazer para evitar problemas maiores.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre Imposto de Renda, confira.

Imposto de Renda após o prazo

Para evitar que a multa gerada pelo atraso da declaração aumente, é importante enviar a declaração o quanto antes. A primeira coisa a fazer é enviar a declaração o mais rápido possível. Mesmo fora do prazo, ainda é possível realizar o envio pelo programa da Receita Federal. 

Caso a declaração tenha saldo de imposto a pagar, a quitação do débito em atraso também irá gerar multa de 0,33% ao dia e juros de mora. Já o contribuinte que tem valor da restituição, pagará apenas a multa em atraso.

O que acontece se não entregar?

Além das multas e juros caso você não realize a entrega da declaração do Imposto de Renda, também é possível ter o CPF bloqueado, te impedindo de conseguir realizar financiamentos, tirar passaporte, viajar para o exterior, ter cartão de crédito e muitas outras coisas.

Quando posso enviar o Imposto de Renda com atraso?

A reabertura dos envios da declaração do Imposto de Renda será liberada na segunda-feira (03/06) a partir das 8h. Assim, você poderá realizar a entrega dessa declaração em atraso através do site da Receita Federal ou do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.