As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que prestam atendimento presencial para milhões de trabalhadores, estão fechadas nesta quinta-feira (30). E por conta disso, quem precisa ser atendido vai precisar aguardar pelo menos quatro dias pela volta das unidades.
Nesta quinta-feira (30) é comemorado Corpus Christi, uma celebração presente no calendário católico. Embora não seja feriado nacional, o INSS aderiu ao ponto facultativo e por isso não há funcionamento em nenhuma agência de todo o país.
Quando voltam os atendimentos nas agências do INSS?
Diferente dos bancos que fecham as agências nesta quinta-feira (30), mas retornam os atendimentos e serviços bancários nesta sexta-feira (31), as agências do INSS não voltam a atender essa semana.
- Último dia de atendimento nas agências do INSS: quarta-feira (29);
- Retorno dos atendimentos nas agências do INSS: segunda-feira (3 de junho).
Nas agências são realizadas consultas para perícia médica, entrega de documentos, avaliação social e outros tipos de serviços.
Com o fechamento pelo feriado e emenda de feriado, são dois dias que ficaram sem atendimento para os beneficiários. Para ser recebido nas agências da Previdência Social é preciso agendamento.
Como usar os serviços do INSS no feriado?
A única forma de usar os serviços do INSS no feriado é acessando os recursos online, por meio do aplicativo ou site. São liberados amis de 90 serviços por meio desses canais.
Também há possibilidade de ligar para a Central de Atendimento, número 135. No entanto, por conta do feriado e emenda, só funciona o atendimento eletrônico.
Ficam disponíveis serviços como:
- Solicitação de um novo benefício;
- Agendamento de atendimento presencial;
- Anexo de documentos pendentes, ou documentos complementares;
- Consulta do andamento do seu pedido;
- Consulta de extrato de pagamento;
- Consultar calendário de pagamentos.
Devido ao feriado também houve alteração no calendário de pagamentos dos aposentados e pensionistas para maio, veja como ficou nesta matéria produzida por mim.