INSS fechas as portas nesta quinta-feira (30) e muda atendimentos

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que prestam atendimento presencial para milhões de trabalhadores, estão fechadas nesta quinta-feira (30). E por conta disso, quem precisa ser atendido vai precisar aguardar pelo menos quatro dias pela volta das unidades.

inss
INSS fechas as portas nesta quinta-feira (30) e muda atendimentos (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Nesta quinta-feira (30) é comemorado Corpus Christi, uma celebração presente no calendário católico. Embora não seja feriado nacional, o INSS aderiu ao ponto facultativo e por isso não há funcionamento em nenhuma agência de todo o país. 

Quando voltam os atendimentos nas agências do INSS?

Diferente dos bancos que fecham as agências nesta quinta-feira (30), mas retornam os atendimentos e serviços bancários nesta sexta-feira (31), as agências do INSS não voltam a atender essa semana. 

  • Último dia de atendimento nas agências do INSS: quarta-feira (29);
  • Retorno dos atendimentos nas agências do INSS: segunda-feira (3 de junho). 

Nas agências são realizadas consultas para perícia médica, entrega de documentos, avaliação social e outros tipos de serviços.

Com o fechamento pelo feriado e emenda de feriado, são dois dias que ficaram sem atendimento para os beneficiários. Para ser recebido nas agências da Previdência Social é preciso agendamento. 

Como usar os serviços do INSS no feriado?

A única forma de usar os serviços do INSS no feriado é acessando os recursos online, por meio do aplicativo ou site. São liberados amis de 90 serviços por meio desses canais.

Também há possibilidade de ligar para a Central de Atendimento, número 135. No entanto, por conta do feriado e emenda, só funciona o atendimento eletrônico. 

Ficam disponíveis serviços como:

  • Solicitação de um novo benefício;
  • Agendamento de atendimento presencial;
  • Anexo de documentos pendentes, ou documentos complementares;
  • Consulta do andamento do seu pedido;
  • Consulta de extrato de pagamento;
  • Consultar calendário de pagamentos.

Devido ao feriado também houve alteração no calendário de pagamentos dos aposentados e pensionistas para maio, veja como ficou nesta matéria produzida por mim. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com