Bancos mudam pagamentos do INSS esta semana; veja programação

Os aposentados e pensionistas que estão se preparando para receber pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esta semana, precisam estar atentos. Isso porque, os bancos não funcionarão na quinta-feira (30) alterando o calendário de transferências. 

inss
Bancos mudam pagamentos do INSS esta semana; veja programação (Foto: FDR)

Na quinta-feira (30) é comemorado o feriado nacional de Corpus Christi, esta é uma programação que faz parte do calendário católico. Por conta disso, órgãos públicos e privados não funcionam neste dia, alterando a forma como os pagamentos do INSS acontecerão.

Calendário de pagamentos do INSS desta semana 

O calendário de pagamentos do INSS de maio começou no dia 24, última sexta-feira. A previsão é de que todos os 39 milhões de beneficiários recebam o seu pagamento até o dia 7 de junho, quando termina o cronograma deste mês.

A ordem de pagamento considera o último número do benefício, em uma sequência de nove dígitos, e ainda divide o cronograma entre quem ganha até 1 salário mínimo (piso) e quem ganha acima de 1 salário mínimo (até o teto).

Neste mês a única exceção ficou para os moradores das cidades onde foi decretada situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Por lá, todos receberam o benefício no dia 24 de maio.

Até 1 salário mínimo

Número final do benefício

 Data de liberação

1

24/05

2

27/05

3

28/05

4

29/05

5

31/05

6

03/06

7

04/06

8

05/06

9

06/06

0

07/06

Acima de 1 salário mínimo

Número final do benefício

Data de liberação

1 e 6

03/06

2 e 7

04/06

3 e 8

05/06

4 e 9

06/06

5 e 0

07/06

Como sacar o benefício do INSS no feriado?

No feriado de quinta-feira (30), apenas quem recebeu o benefício do INSS até o dia útil anterior, ou seja, quarta-feira (29) é que consegue fazer o saque do seu salário. Os demais terão que esperar a sua vez conforme o calendário.

Os pagamentos do INSS voltam ao normal já na sexta-feira (31) beneficiando aqueles em que o número do benefício termina em 5. Os moradores das cidades em calamidade no Rio Grande do Sul puderam antecipar o salário de junho para este mês, eu explico melhor nesta matéria.

Para receber basta:

  • Fazer o saque pessoalmente no banco em que seu salário é pago;
  • Usar o cartão do banco, ou o cartão do benefício;
  • Usar o App ou internet banking do seu banco para: PIX, transferência, pagamento de boleto e etc.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com