Descubra se você pode se aposentar mais cedo com essa novidade de Lula!

Se você está pensando em se aposentar aos 55 anos, saiba que é possível. O governo Lula determinou critérios que podem facilitar a conquista do benefício previdenciário, mas algumas condições devem ser atendidas.

Descubra se você pode se aposentar mais cedo com essa novidade de Lula! Imagem: FDR

Um dos requisitos mais importantes para se aposentar é ter contribuído para o INSS ao longo da carreira profissional, respeitando o tempo mínimo de contribuição exigido pela legislação previdenciária. Muitos trabalhadores entendem que se aposentar é como a fase em que finalmente poderão descansar e colher os frutos de anos de dedicação ao trabalho. Com a Reforma da Previdência, algumas regras mudaram, tornando o caminho para a aposentadoria mais longo para alguns.

No entanto, há uma modalidade que permite que brasileiros se aposentem a partir dos 55 anos. Essa modalidade é a aposentadoria especial, destinada a pessoas que exerceram atividades consideradas insalubres ou perigosas. Entretanto, não é uma opção aberta a todos; é exclusiva para quem trabalhou em condições de risco e conseguiu comprovar isso por meio de documentos específicos.

Além disso, a aposentadoria antecipada exige um número específico de anos de serviço e, em alguns casos, uma pontuação mínima que combina idade e tempo de contribuição. Para verificar se você atende a todos os critérios e pode solicitar o benefício, consulte a tabela de requisitos do INSS ou procure orientação de um especialista em Previdência Social.

Abaixo você tem a oportunidade de entender como se aposentar mais cedo, especialmente quem acabou de completar 55 anos ou mais. Já neste link, eu te apresento a lista completa de benefícios pagos pelo INSS. Continue acompanhando para saber mais!

Conheça as regras para se aposentar aos 55 anos

Para se aposentar, geralmente, é necessário ter, no mínimo, 57 anos para mulheres e 60 anos para homens. A aposentadoria especial, no entanto, não faz essa distinção entre gêneros. Essa modalidade é direcionada a trabalhadores que exercem atividades que apresentam riscos à saúde ou à integridade física, como calor excessivo, ruído intenso ou exposição a substâncias tóxicas.

A aposentadoria especial pode ser solicitada após pelo menos 180 contribuições previdenciárias, divididas em três faixas: 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Para atender aos requisitos, o tempo de contribuição deve coincidir com o tempo de exposição ao risco. Por exemplo, para solicitar a aposentadoria especial com 15 anos de contribuição, é preciso comprovar 15 anos de exposição a um agente que cause risco à saúde.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile