Minha Casa Minha Vida tem NOVIDADE no financiamento revelado HOJE (28/03)

O programa Minha Casa Minha Vida tem sido um grande facilitador para que milhares de brasileiros consigam realizar o sonho da casa própria e, hoje (28/03), o programa anunciou uma novidade para realização dos financiamentos.

Minha Casa Minha Vida tem NOVIDADE no financiamento
revelado HOJE (28/03). (Imagem: FDR)

As famílias que estão inseridas na Faixa 1 do programa, ou seja, aqueles que possuem renda mensal de até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640, poderão utilizar o FGTS Futuro para reduzir o número de parcelas do imóvel já adquirido ou quitar o contrato. A novidade foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS na última quarta-feira (27/03).

Além disso, a Caixa Econômica informou que as contratações do financiamento utilizando o FGTS Futuro começarão em abril e beneficiará o titular da conta vinculada do FGTS, que precisará concordar, no momento da contratação do financiamento habitacional, em utilizar o valor disponível na conta como garantia, por um período de 120 meses.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o FGTS, confira.

Critérios para utilizar o FGTS Futuro

Para conseguir utilizar o FGTS Futuro para quitar parcelas ou o contrato completo, é importante seguir alguns critérios estabelecidos pelo programa Minha Casa Minha Vida, são eles:

  • Fazer parte da Faixa 1 do programa;
  • Pelo menos um integrante da família ser um trabalhador de carteira assinada.

Como vai funcionar o FGTS Futuro?

Todos os meses as empresas depositam o valor do FGTS para trabalhadores que possuem a carteira assinada, o valor é de aproximadamente 8% do salário. E através do FGTS Futuro esse trabalhador poderá utilizar esses 8% para comprovar a renda e, assim, financiar um imóvel ou utilizar o valor para reduzir o que será pago nas prestações. 

Com isso, a Caixa repassará o valor do FGTS que será depositado na conta automaticamente para o banco que realizou o financiamento do imóvel. 

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.